Notícias Externas

Cientistas conversam com o público em bares de Belo Horizonte


Publicado em: AgendaExternas - 11 de maio de 2018

Festival Pint of Science leva pesquisadores a cinco estabelecimentos

Nos dias 14, 15 e 16 de maio, pesquisadores de Belo Horizonte sairão de seus laboratórios para divulgar e discutir a ciência em mesas de bar. Essa é a ideia do Pint of Science, evento criado na Inglaterra em 2013 para formar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade e que já se espalhou por 21 países.

Quinze temas serão debatidos, cada um, por dois pesquisadores em cinco bares da cidade. Doze professores da UFMG participarão das conversas. O evento, que tem o intuito de esclarecer como a ciência funciona em suas diversas áreas e mostrar a beleza por trás das pesquisas de forma descontraída, é aberto a todos os interessados. A entrada é gratuita, e não se exige inscrição prévia.

O professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Marco Aurélio Romano-Silva, divide a mesa do bar com a coordenadora do Centro de Tecnologia de Vacinas, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte, Santuza Maria Ribeiro Teixeira. O tema da conversa é “CRISPR-Cas9: retalhando genes e costurando o tecido da vida”, e a conversa será a partir das 19h30 no Filé Espeto & Cia, que fica na avenida Fleming, 271, no bairro Ouro Preto.

Divulgação da ciência
O diretor de Divulgação Científica da UFMG, Yurij Castelfranchi, destaca a importância de iniciativas como o Pint of Science para criar um diálogo entre pesquisadores e sociedade: “O que há de bom em eventos como este não é apenas o ambiente mais coloquial e descontraído, menos intimidador. O público também se sente mais participante, transformando o encontro em um diálogo e não em uma palestra. As pessoas vão para falar, não só escutar, e nós, cientistas, vamos também para ouvir. Assim construímos um diálogo que acrescenta para ambos, saímos da divulgação científica unidirecional”.

Leia a matéria completa e conheça a programação na página da UFMG.

Mais informações no site do evento

Redação: com Cedecom/UFMG

 

    Contador de visitas: 190 visualizações

    Veja também: