Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Ciclo de palestras debate causas e riscos da trombose


Publicado em: AgendaExternas - 9 de outubro de 2015

No dia 13 de outubro será realizado, no Hospital das Clínicas da UFMG, um ciclo de palestras celebrando o Dia Mundial de Combate à Trombose. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, terá início às 12h, nas salas de aula do 5o andar do hospital. A coordenação é da professora Suely Meireles Rezende, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

O objetivo do encontro é aumentar a conscientização sobre a trombose e seus fatores de risco, além de reduzir o número de casos não diagnosticados, incrementar medidas de apoio às pesquisas e incentivar sistemas de cuidados da saúde para a prevenção, diagnóstico e tratamento do problema.

Pela manhã e a tarde haverá, ainda, um trabalho de conscientização sobre trombose na porta do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da UFMG.

Trombose

A trombose consiste na formação de coágulos sanguíneos no interior das veias e artérias, reduzindo ou impedindo o fluxo sanguíneo e podendo resultar em ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou tromboembolismo venoso (TEV). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas preveníveis de morte em todo o mundo. Por isso, foi estabelecida uma meta global de redução das mortes não infecciosas, com foco, principalmente, na redução da trombose em até 25% até 2025.

Estima-se que os coágulos sanguíneos sejam responsáveis pela morte de um indivíduo a cada 37 segundos.  O TEV é a terceira maior causa de morte no mundo, acometendo cerca de um em mil adultos por ano, com prevenção possível na maioria dos casos. Os fatores de risco estão associados a cirurgias, internações hospitalares, contraceptivos orais, dieta não balanceada, obesidade, tabagismo, além de fatores hereditários.

Confira a programação

12h – Tromboembolismo venoso em pacientes hospitalizados: impacto e relevância – Dra. Suely Rezende
12h15 –  Medidas de prevenção e tratamento do tromboembolismo venoso em pacientes hospitalizados – Dr. Daniel Ribeiro
12h30 – Força-tarefa de jovens profissionais da ISTH e seu papel na conscientização do tromboembolismo venoso – Dr. Pedro Las Casas
12h45 –Perguntas
13h- Encerramento

    Contador de visitas: 664 visualizações

    Veja também: