Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Centro de Informática inicia migração para novo servidor


Publicado em: ExternasNotícias - 7 de maio de 2018

O Centro de Informática em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cins) informa que a Unidade recebeu, na última semana, um novo servidor, que é um computador específico para processamento de dados em larga escala.

De acordo com o técnico em Tecnologia da Informação do Cins, Isaias José Ramos de Oliveira, o servidor teve o processo de compra iniciado a partir de licitação em 2016. Segundo ele, o equipamento tem capacidade para atender a demanda atual e futura da Faculdade por pelo menos mais seis anos, que é o tempo da garantia do aparelho, mas a equipe do setor estima que esse tempo pode chegar a 10 anos.

“O servidor pode abrigar qualquer tipo de projeto computacional de nuvem. No nosso caso vai abrigar email, DNS (sigla em ingês para sistema de nomes de domínios), sites, projetos, arquivos e outros”, explica Isaías. De acordo com ele, a expectativa é que haja um aumento da disponibilidade do site, do email e ​maior confiabilidade no armazenamento de arquivos na rede.

Transição
Após a fase de instalação e configuração, que deve ser concluída na terça-feira, 8 de maio, a equipe iniciará a transferência dos serviços para a nova máquina. Nos primeiros dias, poderá haver instabilidade no acesso à internet e ao site da Faculdade, enquanto o processo estiver em andamento. Outros serviços, como o de teleconferência do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), o serviço de e-mail e o servidor de arquivos compartilhados serão transferidos na sequência.

Todo o processo pode durar de 10 a 15 dias, e a equipe do Cins pede a compreensão da comunidade acadêmica durante o período.

    Contador de visitas: 137 visualizações

    Veja também: