Centro de Informática em Saúde divulga novo site


Publicado em: Notícias - 31 de outubro de 2013

O Centro de Informática em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cins) está com um novo site, que traz várias inovações para os usuários. Com a nova página, a intenção é mostrar todos os serviços e possibilidades de apoio que o Centro oferece. “Tinha aproximadamente cinco anos que o site não era modificado, mas agora ele foi totalmente reestruturado: da sua identidade visual até a forma de mostrar tudo que o centro pode oferecer em apoio aos cursos da Faculdade e ao ensino, pesquisa e extensão”, afirma a coordenadora do Cins, professora Zilma Reis.

Dentre as novas funções do site, estão os serviços que o usuário poderá executar autonomamente. A pessoa que tiver dúvida sobre como configurar o portal Capes ou a sua rede wi-fi, por exemplo, vai contar com tutoriais que explicam o passo a passo do processo. “É claro que se a pessoa não conseguir, ela pode continuar acionando o suporte, mas a ideia é oferecer um serviço melhor e dando autonomia a esse usuário”, comenta Zilma.

Professores, alunos e funcionários também vão contar com explicações detalhadas de todos os serviços oferecidos pela Intranet, como utilizar melhor a plataforma, fazer reserva de sala ou acionar o serviço desejado. A professora Zilma conta ainda que os usuários vão poder acompanhar a situação de acesso dos computadores dos servidores da Faculdade de Medicina. Dispositivos vão apontar quantas pessoas estão conectadas em determinadas horas do dia. “Através de gráficos a pessoa pode entender melhor a sua dificuldade ou facilidade de acesso. Entre 10h e 15h é um período que os computadores exigem maior quantidade de conexão da nossa rede. Então, o usuário poderá entender o uso da rede e até se programar caso precise de uma conexão mais rápida”, orienta.

cins

Há ainda orientações para cursos online, de informática, capacitação para atividades em apoio à pesquisa, buscas de referências bibliográficas, uso de editor de referências, pequenos cursos de estatística básica, Word e Excel. Ainda segundo Zilma,  não há cursos próprios, mas a intenção é evoluir para isso. A coordenadora conta com o apoio de todos para o envio de materiais e sugestões.

O novo site conta também como uma área de pesquisa própria do Centro de Informática. “Colocamos nessa busca principais projetos de pesquisa, parceiros internacionais, descritivo de cada projeto. Vale a pena conferir”, convida Zilma.

Conheça o novo site do Cins.

 

Nova identidade

Desde o início de 2013, o CIM (Centro de Informática Médica) passou a se chamar Cins (Centro de Informática em Saúde). O setor, que foi criado há mais de 10 anos, passou por diversas denominações até chegar ao nome atual. Segundo Zilma, uma pesquisa foi realizada e o nome Cins escolhido. “Achamos esse nome mais propício, uma vez que o nosso objetivo é oferecer serviços e apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão de todos os cursos da Faculdade de Medicina, por isso a ideia de ampliar a área de atuação”, explica.

O Cins

O Centro de Informática em Saúde funciona nas salas 601/605 da Faculdade de Medicina (em função de reforma, atualmente está instalado no espaço multiuso do 1º andar) e atende à comunidade de alunos, funcionários e professores da UFMG. O Cins atua no desenvolvimento de sistemas administrativos, na administração de laboratórios, no treinamento de usuários, no desenvolvimento de soluções de informática em saúde, na manutenção dos equipamentos da Faculdade e na assistência aos usuários da rede e outros.

 

 

    Contador de visitas: 747 visualizações

    Veja também: