Notícias Internas

Centro Cultural UFMG exibe clássicos em maio


Publicado em: AgendaInternas - 6 de maio de 2015

O CineCentro, projeto do Centro Cultural UFMG, exibirá, até 28 de maio, às terças e quintas-feiras, sempre às 19h, uma seleção de filmes de diversas fases e gêneros da história do cinema. No mês de maio será mantida a proposta de exibições do programa CineClássico, apresentando películas consagradas pelo público e pela crítica, em uma programação diversificada e democrática. A curadoria é de Adriana Machado, coordenadora do projeto, e equipe do Centro Cultural. A entrada é gratuita.

Integram a programação de maio sete filmes, cujo objetivo é contemplar diversos gêneros, como musical, comédia, romance, aventura, faroeste e guerra.  Os filmes serão exibidos livremente, sem preocupação cronológica.

O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia, na Praça da Estação, Centro de Belo Horizonte. Informações podem ser obtidas no site www.centrocultural.ufmg.br.

Programação
7 de maio
Comédia – Os deuses devem estar loucos
– (The gods must be crazy, diretor Jamie Uys, África do Sul/Botswana, 1980, 12 anos, 109 min.)

Uma garrafa de Coca-Cola jogada de um avião fazem os nativos acreditarem que é um presente dos deuses. Mas como isto gera uma série de brigas, eles decidem devolvê-la aos deuses, escolhendo um dos nativos para fazer a devolução.

12 de maio
Guerra – Guerra ao terror
– (The hurt locker, diretora Kathryn Bigelow, EUA, 2010, 14 anos, 131 min.)

O filme retrata a rotina do esquadrão antibombas do exército americano, que trabalha sob fogo cruzado no Iraque. Um novo sargento assume uma equipe que será liberada em poucos dias, mas serão longos dias, pois ele os expõe a perigos mortais, sem pensar na segurança de seus homens ou em sua própria.

14 de maio
Romance – A loja da esquina
– (The shop around the corner, diretor Ernst Lubitsch, EUA, 1940, Livre, 99 min.)

Dois funcionários de uma loja de presentes trocam farpas todos os dias no trabalho. Ele e ela têm algo em comum: estão se relacionando com outra pessoa através de cartas, utilizando nomes falsos. Ambos estão nervosos pelo momento de se encontrarem pessoalmente. O que os dois não sabem é que estão trocando cartas entre si.

19 de maio

Ficção científica – Blade runner, o caçador de androides – (Blade runner, diretor Ridley Scott, EUA, 1982, 14 anos, 117 min.)

Deckard (Harrison Ford) é um Blade Runner, um policial que caça e extermina replicantes, humanos criados artificialmente. Seu desejo é sair da corporação, mas tem que adiar sua decisão quando passa a procurar quatro novos replicantes. A dúvida é: quem é realmente humano e quem pode ser replicante num lugar como este?

21 de maio
Suspense – Os pássaros
– (The birds, diretor Alfred Hitchcock, EUA/ Reino Unido, 1963, 14 anos, 119 min.)

A pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, vive momentos de terror quando milhares de pássaros se instalam na localidade e começam a atacar as pessoas.

26 de maio
Aventura – A guerra do fogo
– (La guerre du feu, diretor Jean-Jacques Annaud, Canadá/França/EUA, 1981, 10 anos, 100 min.)

A Guerra do Fogo conta a saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.

28 de maio
Faroeste – O rio das almas perdidas
– (River of no return, diretor Otto Preminger, EUA, 1954, Livre, 91 min.)

Ambientado na época da corrida do ouro do final do século XIX, nas montanhas do noroeste do Canadá. Um fazendeiro está a caminho de uma concessão de lavra quando é vitima de uma emboscada preparada por um jogador.

Redação: Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG

    Contador de visitas: 284 visualizações

    Veja também: