Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O Centro de Memória (Cememor) da Medicina recebeu nesta sexta-feira, 13, a visita do prefeito de Santana do Riacho, Agnaldo Silva, para dar continuidade aos diálogos sobre a instalação de uma unidade do Horto Medicinal no município, localizado na região da Serra do Cipó.

O diretor da Faculdade, Francisco Penna, participou das discussões de propostas para a cessão do terreno, pesquisa e captação de recursos. Um dos coordenadores do Horto, professor José Divino, da Nutrição explicou que a área pleiteada é tem entre cinco e oito hectares e possui flora bem diversa. “Trata-se de uma região que possui cerca de três nascentes, ecossistema de cerrado e proximidade com vegetação de caatinga e mata atlântica. Se for instalado ali, o Horto será fundamental para a preservação do local”, explica José Divino.

Segundo o prefeito da cidade, a área só não foi liberada ainda porque parte de sua extensão é de propriedade particular. Ele enfatizou que fará o possível para adquirir a propriedade, de forma amigável, o quanto antes. “Santana do Riacho tem grande interesse no projeto. Estou convicto de que a instalação do Horto nos trará desenvolvimento e permitirá a criação de novos polos e parcerias. Depois de adquirirmos a área total, entraremos com toda a logística para as instalações necessárias”, afirmou.

O projeto do Horto Medicinal tem o objetivo de utilizar as áreas para o cultivo de plantas empregadas no tratamento de doenças. O projeto também promove a conscientização ambiental e engloba atividades de extensão e pesquisa.

Leia mais sobre o Horto Medicinal

 

    Contador de visitas: 686 visualizações

    Veja também: