Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


A trajetória do desenvolvimento médico no país e a cultura histórica mineira serão foco do 16º Congresso Brasileiro de História da Medicina, que ocorrerá em Ouro Preto, entre os dias 10 e 15 de novembro. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de História da Medicina e presidido pelo professor João Amílcar Salgado, um dos idealizadores do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor).

Durante o congresso serão celebrados o Centenário da Faculdade e os 300 anos da cidade de Ouro Preto. Paralelamente, serão realizados o 1º Seminário da História da Hanseníase, o 3º Seminário de História da Psiquiatria e o 8º Congresso Mineiro de História da Medicina, que ocorrem na cidade no mesmo período.

As atividades se organizarão em torno das realizações históricas do ensino e pesquisa da Medicina, por meio de palestras, mesas redondas e conferências. Seguindo a tradição dos congressos mineiros, o evento inclui na programação variadas atrações culturais, passando pela música, dança, culinária, literatura e artes plásticas de Minas Gerais.

Premiações

Os participantes do congresso poderão contribuir com trabalhos e concorrer a duas premiações distintas. Uma delas é o “Prêmio Carlos da Silva Lacaz”, que reunirá monografias sobre a História da Medicina. A participação é destinada a estudantes de Medicina e receberá inscrições até o dia 6 de setembro. Segundo o professor João Amílcar Salgado, a Sociedade Brasileira de História da Medicina instituiu a premiação como um estímulo para que os estudantes se interessem e se dediquem ao estudo dessa área. “Aqui na Faculdade temos uma iniciativa semelhante, que é a disciplina optativa História da Medicina, exemplo que já é seguido por outras instituições”, declara o professor.

Médicos, historiadores, profissionais e estudantes de outras áreas relacionadas podem participar do “Prêmio Professor Valênio Pérez França”, apresentando temas livres e pôsteres. Para concorrer, os interessados têm até o dia 30 de setembro para o envio dos trabalhos.

Mais informações e inscrições de trabalhos no site do Congresso.

    Contador de visitas: 477 visualizações

    Veja também: