Notícias Externas

Candidatos podem se inscrever com nome social em concurso da UFMG


Publicado em: ExternasNotícias - 19 de agosto de 2016

O uso do nome social nos registros, documentos e atos da vida funcional está garantido aos candidatos que se inscreverem no concurso público da UFMG que vai preencher 111 vagas em unidades de Belo Horizonte, Diamantina, Montes Claros e Tiradentes.

O edital do concurso contempla 38 cargos de técnico-administrativos em educação, como assistente em administração, auxiliar em enfermagem, farmacêutico e relações públicas. As inscrições podem ser feitas no Portal UFMG até a próxima segunda-feira, 22.

A pró-reitora de Recursos Humanos, Maria José Cabral Grillo, explica que a decisão que garante o uso do nome social está na Resolução 09/2015, aprovada pelo Conselho Universitário em julho de 2015.

Segundo ela, uma das principais motivações para a decisão é a “necessidade antiga e ainda tão atual” de promover o respeito aos direitos humanos, à pluralidade, à dignidade humana, à inclusão e à identidade de todas as pessoas, assim como de evitar qualquer forma de discriminação, violência, ameaças ou constrangimento contra travestis e transexuais.

Para Maria José Grillo, no processo de gestão de pessoas em uma instituição pública de ensino, é fundamental “estimular a reflexão sobre o papel que os servidores devem desempenhar na formação de profissionais que valorizem relações sociais cada vez mais democráticas e cidadãs, respeitando as diferenças”.

Ela defende uma mobilização interna contra as práticas de exclusão e o reconhecimento de que “o nome social é um passo pequeno, mas importante rumo ao rompimento de barreiras que, infelizmente, separam os seres humanos”.

Atendimento especial
Candidatos que necessitem de atendimento especial durante a aplicação das provas podem fazer a solicitação por meio de formulário disponível na página do concurso no Portal UFMG

O concurso é realizado pela Pró-reitoria de Recursos Humanos da UFMG, por meio do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH), e pela Comissão Permanente de Vestibular da Universidade (Copeve).

A aplicação das provas está prevista para 25 de setembro. Cargos, requisitos, número de vagas, cidade de lotação e outras informações podem ser encontrados no edital e na página do concurso.

Com Centro de Comunicação da UFMG.

    Contador de visitas: 619 visualizações

    Veja também: