Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Câncer é tema do Saúde com Ciência


Publicado em: Notícias - 28 de Janeiro de 2011

Dia 4 de fevereiro é o dia Mundial de combate ao câncer, nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado da célula. E para fazer parte dessa corrente, na semana entre os dias 31 e 4 de fevereiro, o Saúde Com Ciência, programa de rádio produzido pela Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG vai reapresentar o programa “Câncer”.

A doença surge quando a célula perde a capacidade de morrer. Ela começa a se multiplicar de forma desordenada e, ao cair na corrente sanguínea, pode se alojar em um órgão mais susceptível a desenvolver a doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – Inca, cerca de 500 mil novos casos são descobertos em nosso país a cada ano. No Brasil, o câncer é a segunda causa de morte por doenças, logo atrás de problemas do sistema cardiovascular.

A ocorrência de tumores malignos está diretamente associada aos maus hábitos e ao estilo de vida adotado pelas pessoas. Entre os fatores de risco determinantes, estão os hábitos alimentares, o consumo de tabaco, o alcoolismo, os hábitos sexuais entre outros. Outro precursor da doença, que representa 10% dos casos, é a hereditariedade.

O médico oncologista do Hospital da Clínicas da UFMG, Daniel Monteiro, observa que o quanto antes diagnosticar a doença, mais chances de cura. “A chave para o tratamento bem sucedido é o diagnóstico precoce”. Evitar excessos e ter uma boa qualidade de vida também podem ajudar na luta contra o câncer.

Programação da semana
“Câncer”

Segunda-feira, 31/01/11
Desenvolvimento do Câncer
Entrevistados: Dr. Daniel Monteiro, oncologista do Hospital das Clínicas da UFMG.

Terça-feira, 01/02/11
Estilo de vida e prevenção do câncer
Entrevistado: Dr. Alexander Mol Papa, Hospital Borges da Costa, anexo do Hospital das Clínicas da UFMG.

Quarta-feira, 03/01/11
Leucemia
Entrevistado: Dr. Marcos Borato Viana, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e coordenador do Serviço de Hematologia do Hospital das Clínicas da UFMG.

Quinta-feira, 03/01/11
Uma questão de estilo de vida
Entrevistados: Dr. Daniel Monteiro, oncologista do Hospital das Clínicas da UFMG. Dr. Alexander Mol Papa, Hospital Borges da Costa, anexo do Hospital das Clínicas da UFMG.

Sexta-feira, 04/01/11
Tratamentos e descobertas
Entrevistado: Dr. Alexander Mol Papa, Hospital Borges da Costa, anexo do Hospital das Clínicas da UFMG.

    Contador de visitas: 824 visualizações

    Veja também: