Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Campus Saúde recebe Semana Nacional de Trânsito


Publicado em: ExternasNotícias - 17 de setembro de 2015

IMG_1567

Foto: Caroline Morena

Teve início da manhã desta quinta-feira, dia 17 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito 2015, no campus Saúde da UFMG. Com o tema “Seja Você a Mudança no Trânsito”, a campanha é realizada em parceria com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, instituições municipais, estaduais, federais e das áreas de saúde, educação, fiscalização e segurança pública, além de empresas privadas. As atividades continuam durante os dias 18, 21 e 22 de setembro, das 9h às 17h, na Avenida Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia.

O objetivo é incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, com a meta de reduzir cada vez mais o número de acidentes no trânsito. Segundo o vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto Alves, a campanha está sendo realizada no Campus Saúde já que o assunto engloba diversas áreas de atuação. “Mais do que a gente cuidar da pessoa depois de ter sofrido o acidente, a gente também lida com prevenção de doença e promoção de saúde. É importante a aproximação de todas as áreas, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por exemplo. Todos nós precisamos trabalhar em conjunto para preservar a saúde”, explicou.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,12% de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Estado, em comparação com 2014, quando 1.080 pessoas morreram. O número total de acidentes de trânsito também teve uma redução de 6,7%, no primeiro semestre de 2015, resultado dos esforços dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Na tentativa de diminuir ainda mais esses números, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011-2020)”, que tem a intenção reduzir em 50% o número de mortos. De acordo com a coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni, é preciso reduzir e minimizar os acidentes. “Através da campanha Seja Você a Mudança no Trânsito, a nossa intenção é mobilizar as pessoas para que elas possam discutir o que pode ser feito em prol da redução do número de mortos e feridos no trânsito”, afirmou.

Simulação de resgate de vítimas

Para ajudar a promover mudanças de atitudes no trânsito, a campanha conta com ações no Campus Saúde da UFMG, dentre elas, a simulação de resgate de vítimas. Um ator foi colocado dentro de um carro batido e bombeiros mostraram como o procedimento é realizado quando acontece um acidente.

IMG_1694

Foto: Caroline Morena

Inicialmente, os militares fizeram o isolamento do local e tiraram os curiosos que estavam próximos ao acidente. Em seguida, estabilizaram o veículo, pois já que o carro estava tombado, poderia movimentar e agravar as lesões da vítima, além de machucar um bombeiro ou alguém que passasse pelo local.

Segundo o Tenente Tiago Costa, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, antes de iniciar os cortes do carro, um bombeiro acessa o veículo, estabiliza a vítima com colar cervical e gás oxigênio, por exemplo, cobrem com uma manta para que vidro e pedaços de ferragem não a machuquem e vai acalmando a vítima. Além disso, esse militar passa informações sobre a situação da pessoa acidentada para que eles possam decidir qual técnica será realizada.

“No caso de hoje foi o rebatimento lateral do teto, quando criamos um espaço necessário e tiramos a vítima completamente imobilizada. Há chance de a vítima ter lesões internas e de coluna. O que a gente preza é sempre retirar a vítima movimentando o mínimo possível, para que ela chegue no [transporte] intra-hospitalar estável, sem que as lesões fossem agravadas”, concluiu o Tenente Tiago.

Além da simulação, também estão sendo realizadas intervenções como arte-educação; cinema rodoviário; exposições de carros batidos; oficinas pedagógicas; apresentações musicais; terminais de atendimento para consultas sobre veículos e motoristas; jogos e distribuição de materiais educativos, entre outros.

Confira a programação completa.

 Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG. 

Confira as fotos das atividades desta quinta-feira:
(Fotos: Caroline Morena, Rosânia Felipe e Victor Marcello)

    Contador de visitas: 961 visualizações

    Veja também: