Film İzle | ufak tefek cinayetler son bölüm izle
Campus Saúde recebe audiência pública sobre cultura na UFMG – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Campus Saúde recebe audiência pública sobre cultura na UFMG


Publicado em: AgendaInternas - 8 de junho de 2015

O Fórum UFMG de Cultura chega ao campus Saúde na quarta-feira, 10 de junho, para ouvir a comunidade acadêmica e buscar ideias para construção de política cultural da UFMG. O encontro, aberto, será às 12h30, no teatro de arena do campus, próximo ao Restaurante Universitário.

Nas terça e quinta-feira da semana, 9 e 11 de junho, o Fórum será realizado na Praça de Serviços do campus Pampulha da UFMG, às 11h30 e 17h30, respectivamente.

O objetivo do Fórum, que começou a coletar sugestões no ano passado por meio de formulário online, é reunir elementos para definição de princípios, diretrizes, processos, instâncias e mecanismos de uma política cultural. “Estamos buscando a construção coletiva de uma nova forma de lidar com a cultura, no longo prazo”, afirma o professor Fernando Mencarelli, diretor adjunto de Ação Cultural da UFMG.

Dentre os temas propostos para debate estão a democratização da produção e do acesso, políticas de fomento, responsabilidade socioambiental, promoção da diversidade cultural, interlocução entre múltiplos territórios e cartografias culturais e preservação e difusão do patrimônio material e imaterial.
Educação e cultura
O professor lembra que a universidade, cuja missão principal está associada à educação, tem o papel também fundamental de constituir lugar privilegiado de compreensão, debate e ampliação de visibilidade das manifestações culturais. “Educação e cultura são indissociáveis, e a UFMG tem feito movimento para promover a diversidade no campo da cultura, valorizando concepções ainda minoritárias, como as dos grupos indígenas e das periferias de grandes cidades, que são muito potentes”, continua Mencarelli, que é professor da Escola de Belas Artes.

O Fórum UFMG de Cultura tem como uma de suas perspectivas centrais a convicção de que cultura é direito básico do cidadão, o que ressalta a relevância de aspectos como democratização de produção e acesso, responsabilidade socioambiental e diálogo entre diferentes sujeitos e territórios.

Leia a matéria completa publicada no Boletim UFMG.

    Contador de visitas: 502 visualizações

    Veja também: