Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


tvmedicina (3) “Salve Vidas com as Mãos”, esse é o slogan da Campanha Mundial de Reanimação Cardiopulmonar que acontece em vários locais de Belo Horizonte, de 1 a 7 de junho. A ação, idealizada pela Amercian Heart Association (AHA), é uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria, com apoio do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), Departamento de Pediatria e a Liga Acadêmica de Simulação em Saúde (LASS) da Faculdade de Medicina da UFMG. O objetivo é capacitar a maior quantidade possível de leigos para realizar a ressuscitação cardiorrespiratória, caso seja necessária.

No dia 1º de junho haverá um treinamento, das 11h às 14h, no hall da Faculdade, para toda a comunidade acadêmica. Já no dia 2, das 9h às 11h e das 14h às 16h, os instrutores darão um curso, com duração aproximada de 3 minutos, aos funcionários e servidores da Instituição, nos seus respectivos setores.

Também haverá programação na Praça de Serviços do campus Pampulha da UFMG, no dia 7 de junho, das 10h30 às 13h30.

De acordo com a American Heart Association, em uma parada cardíaca, cada segundo faz a diferença. Isso porque para cada minuto de atraso no atendimento à vítima de uma parada cardiorrespiratória, reduz-se a chance de sobrevivência em 10%. Quando alguém, mesmo que não seja profissional de saúde, sabe como e inicia imediatamente a execução da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), a chance de sobrevivência da vítima pode duplicar, ou até triplicar. “Nós acreditamos que qualquer um pode e deve aprender os passos simples para salvar uma vida”, recomenda a AHA.

American Heart Association

A AHA faz parcerias com importantes organizações cardiovasculares e de saúde no mundo todo para reunir e analisar a ciência da ressuscitação, além de publicar as diretrizes para ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência. Essas diretrizes servem como base para um conjunto de recomendações que colocam esta ciência em prática. Ministrados por uma rede de aproximadamente 400 mil instrutores da AHA e disponíveis em mais de dez idiomas, os cursos de treinamento da AHA em RCP, primeiros socorros e atendimento cardiovascular avançado ajudam 15 milhões de profissionais de saúde, cuidadores e membros da comunidade a salvar vidas todos os dias.

 

Com Assessoria de Imprensa da Sociedade Mineira de Pediatria.

    Contador de visitas: 796 visualizações

    Veja também: