Campanha combate violência contra idosos

Publicado em: Boa ideia - 11 de junho de 2013

Começam nesta terça feira, 11, as atividades da Campanha Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, que, em Belo Horizonte, é realizada por meio de parceria entre a UFMG e organismos municipais. O lançamento da iniciativa na capital mineira ocorrerá no Sesc Palladium, às 14h.

O objetivo da campanha é dar visibilidade ao Estatuto do Idoso e divulgar políticas de atenção, planos de ação, seminários, fóruns e outras iniciativas voltadas à garantia dos direitos das pessoas na terceira idade. Na UFMG, a iniciativa é coordenada pela professora Sônia Maria Marques, da Escola de Enfermagem e representante da Instituição no Conselho Municipal do Idoso.

A campanha marca o início de execução de plano de ação, com duração prevista de dois anos, que pretende impulsionar a criação de centros de apoio, atividades de capacitação de gestores públicos e de instituições de longa permanência e representantes de movimentos sociais, além de pesquisas que visam ao aperfeiçoamento da ação estatal em benefício dos idosos.

Maus tratos
Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde atesta que, dos 93 mil idosos internados a cada ano no Sistema Único de Saúde (SUS), 27% são vítimas de violência, que se manifesta de diversas formas – de abusos psicológicos até agressões físicas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-9855. Conheça o plano de ação da campanha.