Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Calouros serão convidados a assumir cidadania e papel transformador


Publicado em: AgendaExternas - 31 de julho de 2017

Os 2,7 mil calouros que iniciam neste semestre seus cursos de graduação serão recebidos no campus Pampulha nesta terça-feira, 1º de agosto, com aulas magnas, apresentações musicais, passeio por equipamentos culturais e um bate-papo sobre a vida acadêmica. As atividades serão realizadas no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1).

O objetivo da tradicional iniciativa é oferecer um panorama sobre o funcionamento da Universidade, suas bases, valores e oportunidades, além de apresentar aspectos da vida acadêmica, como assistência estudantil, intercâmbio internacional, participação em iniciação científica e em projetos de extensão.

Duas aulas magnas serão proferidas pela manhã e à noite. Às 9h, Nívio Ziviani, professor emérito do Departamento de Ciência da Computação, vai discutir com os novos alunos a oportunidade que terão na Universidade de adquirir conhecimento qualificado e, consequentemente, de atuar como agentes transformadores do mercado de trabalho.

Às 19h, a professora Magda Neves, aposentada do Departamento de Ciência Política da UFMG, pretende “mostrar a importância de cada aluno assumir sua cidadania”, de modo a ter uma inserção na sociedade de acordo com os valores de solidariedade, equidade e inclusão social, que são compromissos da UFMG.

Após as duas conferências, haverá apresentação do Grupo de Percussão da UFMG, coordenado pelos professores Fernando Rocha e Fernando Chaib, da Escola de Música.

No fim da tarde, às 17h30, uma conversa sobre a vida acadêmica na UFMG será conduzida pelos pró-reitores Ricardo Takahashi (Graduação), Tarcísio Mauro Vago (Assuntos Estudantis), Benigna Oliveira (Extensão), pelo diretor de Relações Internacionais, Fábio Alves, e por um integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Segundo Tarcísio Vago, “a Universidade acolhe com muito carinho seus novos estudantes, que a enriquecem com sua presença, ao trazerem para ela novos sonhos, novas experiências, novas possibilidades”. Na conversa, o pró-reitor de assuntos estudantis vai convidar os alunos que chegam a “viver a UFMG”, tornando-a seu lugar de estudos, amizade, sociabilidade “e de afirmação de seu compromisso com a construção de um país democrático, justo e fraterno, e, assim, fazer jus ao investimento público que estão recebendo do povo brasileiro”.

Leia a matéria completa na página da UFMG.

Leia também: Faculdade recebe novos alunos de graduação a partir desta segunda

Redação: Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 243 visualizações

    Veja também: