Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Calouros de Tecnologia em Radiologia são recepcionados na Faculdade


Publicado em: ExternasNotícias - 3 de agosto de 2016

A recepção dos recém-ingressos do curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG foi realizada na noite dessa terça-feira, 2 de agosto. O diretor da Instituição, professor Tarcizo Nunes, lembrou que o curso foi criado visando à necessidade de um ensino superior em Radiologia que desse suporte às novas demandas: a vinda de tecnologias e exames novos e mais complexos.

Diretor da Faculdade dá boas-vindas aos calouros de Tecnologia em radiologia. Foto: Deborah Castro

Diretor da Faculdade dá boas-vindas aos calouros de Tecnologia em radiologia. Foto: Deborah Castro

Ele também declarou o orgulho das conquistas já alcançadas pelo curso mesmo com pouco tempo de existência, já que foi criado em 2010, tendo seis turmas formadas.  “O MEC, em uma visita a Faculdade, ficou impressionado com a infraestrutura que o curso apresenta. Aqui temos, por exemplo, o Hospital das Clínicas, o PET-SCAN e uma série de recursos que possivelmente outros lugares não têm”, contou Nunes. “Por isso nos deram a nota máxima. Além disso, é o sexto curso mais bem avaliado na UFMG e o segundo melhor de Tecnologia em Radiologia do Brasil”, completou.

O vice-diretor, Humberto Alves, também deu boas-vindas aos calouros, tanto como membro da Diretoria da Instituição, como professor deles, já que leciona a disciplina de Anatomia no primeiro semestre dos alunos de Tecnologia em Radiologia. Na oportunidade, apontou a importância da vontade de aprender para que os estudantes tenham um bom ensino. “A procura pelo aprendizado e essa autonomia e responsabilidade pelo processo de aprendizagem é o que diferencia o ensino médio do terceiro grau”, apontou.

Além deles, os alunos fora recepcionados pelo coordenador do curso, professor Paulo Márcio; a chefe do Departamento de Anatomia e Imagem, Luciene das Graças Mota; o superintendente administrativo da Faculdade, Maurílio Elias; o coordenador da Assessoria de Comunicação Social, Gilberto Boaventura; e a assessora de Escuta Acadêmica do Cegrad, Maria das Graças.

Para a caloura Ana Clara Lucas Costa, de 20 anos, a recepção na Faculdade foi boa, porque apresentou informações importantes e mais específicas de como será seu dia a dia, bem como teve seu primeiro contato com o curso. “Eu já tinha vontade de fazer o técnico de radiologia, porque meu professor de telecomunicações e comunicação de dados me incentivou muito a seguir a área. Agora, espero um mundo de oportunidades. De agora em diante, minha vida será isso daqui, principalmente”, disse.

O gerente de Tecnologia da Informação (TI) e dono de uma empresa de consultoria na área, Hernani Cardoso, com 42 anos, afirmou que, aos poucos, pretende abandonar a profissão e dedicar ao próximo, dentro da área da saúde, pelo resto da vida. O motivo para a mudança foi o processo de diagnóstico e tratamento da filha de seis anos que teve um tumor cerebral. “Ela foi tratada inicialmente aqui no Hospital das Clínicas da UFMG e depois com radioterapia no Hospital Felício Rocho. Fomos nos familiarizando com hospital e algo estava se transformando dentro de mim, como se fosse um ‘chamado’”, explicou.

“Quando minha filha foi diagnosticada e começou o tratamento, estávamos em uma situação psicológica delicada, mas todos os profissionais de saúde que nos atenderam foram muito humanos. Vi que a saúde pública precisa de profissionais assim e é isso que quero ser”, prometeu Cardoso. “Estou começando o curso muito animado e me dedicarei. Quero fazer parte do universo da UFMG e ser referência na minha turma”, completou.

Fotos: Deborah Castro

    Contador de visitas: 521 visualizações

    Veja também: