Notícias Externas

Calouros de medicina são recepcionados por estudantes e pela Faculdade


Publicado em: ExternasNotícias - 28 de fevereiro de 2018

Os integrantes do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) da Faculdade de Medicina da UFMG receberam, na manhã desta quarta-feira, 28 de fevereiro, com um café da manhã, os novos estudantes do curso de medicina.

A caloura de São Paulo que sonha em se tornar neurocirurgiã, Alicia Natali Ferreira, contou que escolheu a Faculdade de Medicina da UFMG por causa do reconhecimento de qualidade na área neurológica.  “Espero que a formação me ajude a expandir os meus conhecimentos e assim, me tornar não apenas uma profissional melhor, mas também uma pessoa melhor”, afirmou.

Já a caloura capixaba Danielle da Silva destacou estar muito feliz pela aprovação em um curso tão concorrido e contou que apesar de também gostar da área neurológica, está aberta a outras possibilidades. “Eu sonho com o curso de medicina há muito tempo. É uma profissão muito bonita. Atualmente, me interesso pela neurologia, mas dizem que depois que você entra na Faculdade, muita coisa muda”, admitiu.

Professor Tarcizo dá as boas-vindas à última turma de Medicina em seu mandato como diretor. Foto: Carol Morena

O diretor da Instituição, Tarcizo Nunes, lembrou que, recentemente, o curso foi avaliado com nota máxima pelo MEC e que o momento era de emoção, já que esta foi a última turma de medicina recepcionada em seu mandato. “É muito bom estudar nesta escola. Formei aqui, fiz residência no Hospital das Clínicas e nunca saí daqui. Nós criamos um vínculo e aprendemos a gostar da Faculdade. Vejo isso, inclusive, nas turmas em que participo da colação de grau, ou quando comemoram 25, 50 ou 60 anos de formado. A energia de fazer parte desta Faculdade é visível”, discorre. “Por isso, desejo que aprendam muito aqui e que se formem bons médicos. Não se esqueçam de que o tempo vai passar rápido demais. Pois quando é algo bom, que gostamos, nem vemos o tempo passar”, continuou.

O vice-diretor, Humberto Alves, por sua vez, apontou ser grato por ter tido a oportunidade de receber como professor do primeiro período algumas turmas de medicina e participar da colação de grau delas como integrante da diretoria. “É importante aproveitarem ao máximo desta escola, dos seus colegas e de vocês mesmos. Esse é o momento de fazerem as ligações, redes e conexões que serão importantes para o resto das suas vidas, como profissionais e como pessoas”, apontou.

“Também é importante lembrarem que a escola te dá base técnica e apoio para sua formação pessoal. Mas, por mais relevante que ela seja, existe vida lá fora. Não se esqueçam de que a Faculdade não é a única coisa na vida de vocês. Há música, cinema, dança, literatura, cursos de línguas”, acrescentou Alves.

“A formação de uma pessoa transcende a formação profissional. Tudo isso é importante para saberem que vão lidar com pessoas complexas quando saírem daqui, do mesmo modo como vocês são. O curso é difícil, mas mais do que possível, é necessário para vocês viverem o completo”, finalizou o professor.

Programação
Após o café da manhã, os estudantes caminharam para o Salão Nobre, da Faculdade de Medicina, onde assistiram a apresentações da gestão do DAAB, que explicou um pouco da história do diretório, assim como as atividades realizadas pelo grupo e convidou os novos estudantes a participarem dos encontros.

Programação vai até sexta-feira, 2 de março. Foto: Carol Morena

Normas acadêmicas, orientações gerais sobre documentação, disciplinas e matrículas foram informadas pela equipe do Centro de Graduação da Faculdade de Medicina (Cegrad). A assessora da Escuta Acadêmica do Cegrad, Maria das Graças Santos Ribeiro detalhou aos alunos, o trabalho promovido pela escuta. “Nós realizamos escutas com os coordenadores de cada um dos três cursos da Faculdade, para assim, analisar de forma individualizada questões, reclamações e pedidos dos estudantes”, relatou.

A recepção dos calouros continua durante a tarde de hoje, e vai até o dia 2 de março, sexta-feira.

 

Confira a programação completa.

Veja mais fotos da recepção de calouros na página do Facebook da Faculdade de Medicina da UFMG.

 

 

    Contador de visitas: 744 visualizações

    Veja também: