Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Calouros de Medicina são recebidos no DAAB


Publicado em: Notícias - 7 de agosto de 2013

O terceiro dia da recepção dos calouros do curso de Medicina da UFMG, nesta quarta-feira, 7 de agosto, teve atividades na sede social do Diretório Alfredo Balena (DAAB). Os alunos da turma 146 ainda não iniciaram as aulas e estavam interessados em conhecer melhor a Faculdade.

IMG_4975

A caloura Clariana Souza. Foto: Bruna Carvalho.

A caloura Clariana Contarini Souza disse que as expectativas são as melhores “Espero que o curso contribua para minha formação profissional e humana. Escolhi a UFMG porque além de ter um grande reconhecimento, é gratuita e meus pais não teriam condições de pagar um curso de Medicina”. Ela conseguiu a vaga por meio das cotas e reconhece a importância desse sistema para dar mais oportunidades a todos.

 

 

IMG_4995

O angolano Negilson Cosme. Foto: Bruna Carvalho.

Já Negilson Cosme veio de Angola para cursar Medicina em Belo Horizonte. O aluno pretende voltar para seu país quando se formar. “Espero adquirir conhecimentos de uma realidade diferente da minha e que isso ajude no meu futuro profissional”, disse.

 

 

 

Orientações

IMG_5319

Calouros assistem à apresentação na sede do DAAB. Foto: Bruna Carvalho.

A abertura da recepção foi feita pela aluna e integrante do DAAB, Fernanda Ribeiro.

Em seguida, o representante da Superintendência Administrativa da Faculdade de Medicina, Sergio Eduardo, deixou alguns lembretes. “O crachá é segurança, por isso é preciso ter cuidado com o seu”, alertou. Ele também enfatizou a importância do respeito com todos os funcionários da instituição.

Logo após, Gilberto Boaventura, da Assessoria de Comunicação, contou como as informações na faculdade circulam, citando o site, os informativos eletrônicos e o jornal mensal, Saúde Informa. Além disso, ele lembrou da presença da Faculdade nas redes sociais. “Curtam a nossa página e sigam nossa faculdade”, convidou.

Gilmar Tadeu representou o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem) e Maria Ribeiro falou sobre a Escuta Acadêmica. Ambos destacaram que a Faculdade pode atender os alunos não só com problemas acadêmicos, mas também com problemas pessoais e dificuldades que não conseguem resolver sozinhos. “Não esperem se formar para ter qualidade de vida, comecem desde a graduação com o cuidado pessoal. Preocupem-se em ser bons seres humanos e cuidem de vocês”, aconselhou Gilmar. “A Escuta Acadêmica é mais um canal para ouvir os estudantes, recebemos muitos problemas e, além de ouvir, tentamos ajudar”,  completou Maria.

A parte final da recepção contou com a presença dos estudantes do segundo período, André e Eduarda, além de Matheus Gurgel, recém-formado. Os depoimentos foram descontraídos e marcados pelo compartilhamento de experiências dos alunos para aqueles que estão chegando. “Ser calouro é ir a festas, se sujar, dar sangue pela turma, e é também estudar”. “Se unam, se ajudem, vocês não são mais concorrentes como eram no vestibular”, disseram os estudantes do segundo período. “Lutem para mudar as coisas ruins e aproveitem as boas, aqui tem muita coisa acontecendo, cursos, grupos, palestras, participem de tudo”, aconselhou o recém-formado Matheus.

Ao final das apresentações, a turma tirou a foto oficial e compartilhou opiniões sobre o acontecido. A caloura Ilka Santos contou suas impressões “Achei muito bom ouvir as experiências, elas acrescentam e nos fazem sentir em casa, já que ainda estamos muito perdidos”, revelou.

 

    Contador de visitas: 484 visualizações

    Veja também: