Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Calouros da Fonoaudiologia recebem as boas vindas


Publicado em: Notícias - 3 de março de 2010

Esta tarde, dia 3 de março, os novos alunos de Fonoaudiologia foram recepcionados na Faculdade de Medicina. Eles conheceram os serviços oferecidos aos alunos, a estrutura do curso e da Faculdade. Em seguida, divididos em pequenos grupos, participaram de um tour pelo campus Saúde com seus veteranos. As cerimônias oficiais aconteceram no Salão Nobre da Faculdade.

O recém ingresso Matheus Almeida confessa que não sabe, ainda, o que esperar do curso. “Estou um pouco perdido. Sempre tive interesse na área de saúde e gostei da Fonoaudiologia. Estou ansioso para começar as aulas e conhecer melhor a graduação”, diz.

O calouro Matheus Almeida está ansioso com o início do curso

Os alunos de períodos mais avançados do curso também conversaram com os calouros e aconselharam os novos estudantes. “É importante aproveitar toda a estrutura que o curso oferece. Participar dos projetos sempre que possível, usufruir dos vários ambientes do campus Pampulha e Saúde. Os calouros têm livre acesso ao nosso Diretório Acadêmico (DAFono) e devem visitá-lo ao menos uma vez por semana”, orienta Bárbara Faria, do sexto período.

Renato Alves, estudante do quinto período do curso, alerta que o ciclo básico é muito importante na formação dos futuros profissionais. “Muitas vezes, as pessoas não conseguem perceber a relação direta do ciclo básico com o curso. O ciclo básico é necessário mais adiante e serve para nivelar os cursos de saúde”, explica.

Ele também sugere que os estudantes percebam quais são as áreas que os interessam, desde o princípio. “Os alunos têm de saber o que os toca, o que é mais importante para eles. Desta forma, é possível direcionar a formação durante a Faculdade. Além de tudo, todos devem ler sobre a área, independente de indicações bibliográficas”, reforça.

Júlia Janssen, aprovada para o curso no último vestibular, conta que a escolha pela Fonoaudiologia foi feita no ano passado. “Eu não conhecia bem a graduação. Quando participei da Mostra das Profissões da UFMG, tive muito interesse pelo curso e resolvi prestar o vestibular. Estou muito feliz”, revela.

Ao falar sobre as expectativas em relação à graduação, ela arrisca uma área de interesse. “Acho que vou gostar muito de motricidade orofacial; a área que trata dos músculos que envolvem a comunicação oral. O curso vai ser difícil, mas, com certeza, vai ser muito interessante”, comenta.

No fim da tarde, os calouros participaram de dinâmicas com os membros do DAFono para descontrair e interagir com os veteranos.

os veteranos Leonardo Assis, Fábio Rocha, William Toledo e a caloura Julia Janssen na confraternização do DAFono

    Contador de visitas: 709 visualizações

    Veja também: