Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Funcionárias da Faculdade em café da manhã de homenagem. Foto: Carol Morena

Nesta quinta-feira, 8 de março, as funcionárias da Faculdade de Medicina da UFMG foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher em um café da manhã, oferecido pelo funcionário da Infraestrutura, Marcos Guedes, que promove o evento há quatro anos.

“Vocês são lutadoras. Não deveríamos parabenizá-las só hoje. Estou sempre aprendendo mais com cada uma de vocês, seja profissionalmente ou pessoalmente”, declarou Guedes. Neste ano, ele também convidou as funcionárias a levarem uma poesia para declamarem e trocarem entre si, como outra forma de homenagem.

Para a assistente administrativa da Instituição, Caroline Figueiró, além de apetitoso, o café serviu como oportunidade para conhecer mais pessoas, já que chegou recentemente à Faculdade. “Achei a iniciativa do Guedes muito delicada e gentil, mesmo sendo de um homem. As poesias também foram uma boa forma de acabar conhecendo as pessoas pelos gostos poéticos”, afirmou.

Professora Alamanda falou sobre as mulheres ocuparem todos os espaços. Foto: Carol Morena

O vice-diretor Humberto Alves, que assumirá a nova gestão da Faculdade em abril, agradeceu a inciativa do Guedes e homenageou as funcionárias lembrando que sua mãe sempre disse que tanto o dia das mães quanto das mulheres são todos os dias. “Não tem isso de existe uma grande mulher atrás de cada homem. Lembrei inclusive, que, muitas vezes, é minha esposa quem me incentiva, me puxa, ou seja, lidera”, pontuou. “A mulher tem um papel importante na sociedade e isso não pode ser diferente na Faculdade. Por isso, é um grande prazer estar junto com a Alamanda, a primeira professora a estar na Diretoria em 107 anos de Faculdade”, ressaltou.

“Nós mulheres não somos nem piores, nem melhores, somos humanamente diferentes. Ocupar esse cargo de vice-diretora é um desafio e responsabilidade como mulher. Talvez estejamos um pouco atrasados, mas chegou a hora de ocuparmos esse lugar também”, comentou a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Alamanda Kfoury, que assumirá a vice-diretoria da Faculdade em abril. “É um processo histórico e de conquistas. Podemos conquistar não só esse espaço, como outros também. Está em nossas mãos. Espero aplicar tudo isso na nova gestão, junto de vocês, para construirmos uma gestão compartilhada”, completou.

Fotos: Carol Morena

    Contador de visitas: 258 visualizações

    Veja também: