Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Um momento descontraído em que todos os convidados têm espaço aberto à livre expressão, com direito a um cafezinho com os diretores. Este é o Café com Prosa, que a Faculdade de Medicina da UFMG estreou hoje, pela manhã.

Realizado uma vez por mês, o objetivo è melhorar a convivência entre os que aceitarem o convite e estabelecer mais um instrumento capaz de identificar problemas e apontar soluções para o crescimento e a melhoria da instituição em relação a todas as questões envolvidas na gestão do dia-a-dia de nossa Unidade.

Hoje, encontraram-se no café os secretários dos departamentos acadêmicos, que já vinham fazendo reuniões mais formais periodicamente com a Diretoria.

Um dos principais temas debatidos foi a proposta do diretor da Faculdade, Francisco José Penna, e do vice-diretor, Tarcizo Afonso Nunes, de criação de uma secretaria única para atender à demanda de todos os departamentos.

Nesta mudança, os departamentos dividiriam o espaço físico e as funções desempenhadas pelos servidores, com a finalidade de potencializar o trabalho, melhorar a comunicação entre eles e aprimorar o uso do espaço físico.

Professor Tarcizo faz questão de destacar que a proposta não consiste em acabar com os departamentos. “A idéia é usar melhor os espaços e otimizar nossos recursos materiais e humanos, para que a Faculdade funcione melhor”, reforça.

Marizete Temponi de Souza, secretária do depto. de Saúde Mental, gostou da sugestão. Ela a comparou ao sistema com o qual trabalhou no Centro de Pós-Graduação, onde também não há este tipo de organização administrativa.

“Em cada departamento da Graduação nós fazemos as mesmas atividades, mas com quantidades e intensidades diferentes”, analisou Marizete. “Essa unificação pode ajudar a organizar melhor e dividir o serviço”, completa.

A idéia de fusão ainda está em discussão. Além de continuar o debate com as secretárias, a Diretoria ainda pretende conversar com os chefes dos departamentos e avaliar a viabilidade da mudança com arquitetos.

O professor Francisco Penna aproveitou a oportunidade para lembrar a todos da importância do uso da internet e da intranet, para facilitar o trabalho. “Principalmente no próximo semestre, quando o Diário de Classe Eletrônico substituirá definitivamente o documento em papel”, lembrou.

Leia mais:
Reunião analisa realidade dos departamentos – 16 de maio de 2008

Redação: Luciana Carvalho – Estudante de Jornalismo

    Contador de visitas: 1.186 visualizações

    Veja também: