Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Caed oferece capacitação em Criação de Materiais para Educação a Distância


Publicado em: EnsinoExternas - 23 de agosto de 2016

Professores interessados em criar um curso, ou disciplina a distância, podem participar do Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para Educação a Distância (EaD) ofertado pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG. As vagas são destinadas a professores efetivos da UFMG com demandas especificas de produção e revisão de materiais didáticos para EaD. Para se candidatar, os docentes devem manifestar interesse junto aos diretores ou chefes de departamento de sua unidade.

No laboratório, serão desenvolvidas atividades práticas voltadas para a produção dos materiais de sua disciplina ou curso.  Ao longo da capacitação, os professores serão acompanhados por designers instrucionais, conhecerão os princípios da produção didática para EaD, além de planejar e produzir a primeira unidade da disciplina. Os participantes poderão, também, aprender a roteirizar recursos audiovisuais e a implantar recursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle).

A capacitação é realizada a distância, com carga horária de 60 horas, ofertada ao longo de três meses. Encontros presenciais podem ocorrer a partir da demanda dos próprios professores. Para obter o certificado, será preciso concluir as dez etapas propostas pelo Laboratório, observando os prazos previstos durante a oferta. O objetivo é que ao término da capacitação, o professor tenha construído o planejamento e elaborado a primeira unidade do material.

Na próxima quarta-feira, 24 de agosto, às 15h30, a pedagoga Marcia Duarte, uma das responsáveis pelo Laboratório, fará uma apresentação on-line sobre a dinâmica do curso.

Estrutura

Além dos professores, o processo de elaboração de materiais didáticos para a EaD envolve outros profissionais. O CAED oferece assessoria pedagógica, tecnológica e editorial com o objetivo de produzir recursos para a EaD de forma integrada, articulando uma equipe multidisciplinar composta por especialistas na área.

Após o término do Laboratório, o professor pode solicitar acompanhamento individual. Nessa etapa, com duração de seis meses, serão desenvolvidos o planejamento completo do curso e as demais unidades da disciplina ou curso, a gravação das videoaulas, criação dos objetos de aprendizagem, a realização do processo editorial (ISBN, Ficha Catalográfica, impressão ou e-book). Assim como a implementação dos materiais e atividades no Moodle e a redação do restante do “Caderno de Avaliações e de Chaves de Correção”.

Mais informações: www.ufmg.br/ead. 23

    Contador de visitas: 380 visualizações

    Veja também: