Notícias Externas

Biografia do Brasil é tema de aula inaugural da Fafich


Publicado em: AgendaExternas - 31 de agosto de 2015

As professoras Heloísa Starling, do Departamento de História da UFMG, e Lilia Schwarcz, do Departamento de Antropologia da USP, vão ministrar, na próxima quinta-feira, 3, a aula inaugural da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Elas vão apresentar a comunicação Brasil: uma aula.

A aula foi concebida com base no livro Brasil: uma biografia, lançado em maio pelas pesquisadoras. Com acesso a documentação iconográfica e textual inédita, elas sustentam que a fundação escravocrata brasileira é o fator que dificulta, ainda hoje, a plena conquista de nossa democracia.

Heloísa Starling explica que, na aula, ela e Lilia percorrem a história do Brasil partindo de dois eixos: de um lado, “a escravidão e o racismo”; de outro, “a luta pela liberdade, a democracia e a república”. As autoras denominam tais eixos de “permanências na mudança”.

A aula inaugural terá início às 14h, no auditório Sônia Viegas. Trata-se da mesma apresentação que as pesquisadoras fizeram, em julho, com grande sucesso, em mesa-bônus da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Diálogo com outros autores
“As autoras propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil. Elas debruçam-se não somente sobre a ‘grande história’, mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e eventos consagrados pela tradição)”, analisa o diretor da Fafich, Fernando Filgueiras.

O professor destaca, ainda, o caráter intertextual da obra que as autoras escreveram sobre o Brasil. “No fundo da cena, elas mantêm diálogo constante com aqueles que antes se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.”

Recentemente, o livro Brasil: uma biografia rendeuuma resenha do cineasta Cacá Diegues.

Com Centro de Comunicação da UFMG.

    Contador de visitas: 910 visualizações

    Veja também: