Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


BH tem programa de teleurgência pioneiro


Publicado em: Notícias - 3 de novembro de 2008

A partir de hoje a população de Belo Horizonte dá mais um passo rumo ao uso das mais modernas tecnologias de saúde.

Terminou há pouco, na Faculdade de Medicina da UFMG, o lançamento oficial do programa de teleurgência, pioneiro no Brasil, resultado de parceria entre a UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte.

O programa irá servir ao Samu, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Os novos equipamentos permitirão que o paciente passe por exames ainda na ambulância e que seja encaminhado para o hospital mais adequado ao seu caso.

Simulação
O ponto marcante da cerimônia foi a simulação de um atendimento com o uso do Monitor Paramétrico de Sinais Vitais, equipamento que mede a pressão arterial e realiza exames de glicose e eletrocardiograma.

Um voluntário foi atendido pela equipe socorrista. Nele foi realizado um eletrocardiograma. Em seguida, a imagem do exame foi transmitida, via internet, para a Central de Atendimento do Samu. Ali, um médico especialista da área analisou o caso e “encaminhou” o paciente para o hospital mais indicado àquela ocorrência.

A grande diferença, no entanto, acontece quando o Hospital recebe as imagens dos exames. “Antes, a chegada do paciente era sempre uma surpresa. Agora, recebemos dados do paciente antes de sua chegada”, explicou Neuslene Rievers, da equipe coordenadora do teleurgência.

O secretário de saúde de Belo Horizonte, Helvécio Magalhães Jr, e o Reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, na ocasião destacaram a importância para Belo Horizonte de uma parceria cada vez mais consolidada entre tecnologia e educação.

“Fico satisfeito de ver a tecnologia servindo a saúde. Acredito que nós, da UFMG, estamos mostrando que o importante é fazer uma assistência para avançar no conhecimento, formar melhores profissionais”, ressaltou o reitor.

Leia mais
UFMG e PBH lançam programa de teleurgência em BH – 30/10/08

Redação: Larissa Nunes – Estudante de Jornalismo

Foto1:
Galeria de fotos (2): João Bello – ACS/Medicina

    Contador de visitas: 895 visualizações

    Veja também: