Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O projeto Indexfal, que unifica, em uma base de dados virtual, toda a informação sobre doença falciforme produzida no Brasil e publicada aqui ou no exterior, já pode ser acessada através do site do Ministério da Saúde.

Idealizado e criado pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad/FM/UFMG) e realizado em parceria com o Ministério da Saúde, o Indexfal se comunica com outras bases de dados, permitindo, a partir de uma ferramenta de busca, acesso e visibilidade imediata da produção sobre a enfermidade. Desta forma, a base apresenta as referências em doença falciforme com informações como descrição do trabalho, autores, título, local de publicação, resumo e, se houver texto completo em versão eletrônica, apresenta o link para a publicação.

Em construção desde 2006, contando com mais de 1.200 registros, e disponível para o acesso desde outubro de 2009 no site do Nupad, o Indexfal pode ser acessado, desde dezembro do ano passado, na área de Saúde da População Negra da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério. “O fato de estar dentro do site do Ministério da Saúde é importante devido à maior visibilidade e acessibilidade que esses dados sobre a anemia falciforme terão, pois o Indexfal poderá ser acessado da BIREME/OPAS/OMS e por um público mais específico por estar na área de saúde da população negra”, destacou a bibliotecária Maria Piedade Ribeiro Leite, coordenadora do Setor de Documentação do Nupad e responsável pelo Projeto.

Para acessar a área do site do Ministério onde está publicado o Indexfal, clique aqui.

Saiba mais sobre o Projeto.

    Contador de visitas: 960 visualizações

    Veja também: