Notícias Externas

Avaliação do curso de Medicina busca melhorias efetivas


Publicado em: ExternasGraduação - 9 de junho de 2015

*Matéria publicada na edição 45 do Saúde Informa
Questionário será aplicado para estudantes de todos os períodos com a intenção de aprimorar as condições do ensino

FBOs estudantes de Medicina da UFMG poderão participar, nos meses de junho e julho, da “Avaliação discente do curso de Medicina”, elaborada pelo Colegiado do curso e pelo Núcleo de Educação Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. O questionário ficará acessível por meio da intranet da Faculdade, utilizando o login Minha UFMG até 13 de julho (leia aqui o tutorial) . Para responder o aluno deve, ao entrar no site, marcar as opções de período e os professores que ministram as disciplinas.

A iniciativa tem a intenção de fazer um diagnóstico da percepção que o aluno tem a respeito das disciplinas que está cursando, além de avaliar a infraestrutura de salas de aula, laboratório e cenários de prática assistencial.

No segundo semestre de 2014 foi implementado o novo currículo do curso de Medicina. “O aluno é protagonista dessa implementação e é muito importante que a gente já tenha subsídios pra poder ajustar, negociar e dar um feedback para o estudante na tentativa de tentar melhorar cada vez mais as condições do ensino”, argumenta a coordenadora do Colegiado do curso e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade, Alamanda Kfoury.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação Médica e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Eliane Gontijo, a avaliação é um instrumento poderoso de planejamento e gestão. “A análise das informações possibilita fazer ajustes e adequações para o aprimoramento da formação médica”, explica.

Retorno
Após o preenchimento do questionário, o Núcleo e o Colegiado se comprometeram a analisar e discutir as informações para apresentá-las no início do próximo semestre, já com resultados e propostas de encaminhamento. Para Alamanda, esse não será um questionário que ficará perdido. “O grande diferencial desse questionário para os outros é que ele foi construído levando em consideração as particularidades do curso. Esperamos que a partir dessas informações a gente possa fazer uma reflexão e gerar uma ação”, avalia.

Atualmente, já existem outros tipos de questionários que são aplicados a alunos, mas, segundo Alamanda, a avaliação discente será mais específica e dividida para cada período. Perguntas sobre o projeto pedagógico e infraestrutura também são questionadas na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Chamadas de estruturantes, as questões também são consideras na hora da pontuação do curso. “No último Enade, uma das questões que foi alvo de críticas do nosso curso foi em relação à infraestrutura. É uma situação que a gente não tinha tanta percepção. Então, para nós, vai ser muito importante ter essas informações dos próprios alunos”, explica Alamanda.

Da mesma forma, o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Tarcizo Nunes, acredita que a participação do aluno é fundamental para descobrir o que pode ser melhorado no curso. “É importante o retorno do estudante sobre as disciplinas, a grande curricular, os professores. Isso para sabermos se a Faculdade está cumprindo o seu papel”, comenta.

Questionário
Durante avaliação, o estudante irá responder perguntas de cinco módulos: professor, disciplina, infraestrutura, período e autoavaliação. Dentre os questionamentos estão, por exemplo, se o professor demonstrou domínio do conteúdo das disciplinas e se a carga horária total da disciplina foi adequada aos objetivos propostos, quais as condições gerais de instalações físicas para o funcionamento das disciplinas e a integração entre os conteúdos das disciplinas do período.

O estudante irá marcar a alternativa que melhor refletir a sua opinião entre “discordo totalmente” e “concordo plenamente”, além das opções “não se aplica” e “não sei responder”.

Podem responder o questionário estudantes do 1º ao 12º período do curso. Como forma de incentivo, a Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG irá sortear livros entre os alunos participantes dos 12 períodos. O aluno que preencher a avaliação discente  também poderá, no ato da matrícula on line, acessar o questionário do sistema acadêmico, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e optar por não avaliar (ou não se aplica).

(Atualizada em 18/06/2015)

    Contador de visitas: 1.780 visualizações

    Veja também: