Nesta sexta-feira, 9 de maio, às 12 horas, a Faculdade de Medicina recebe a neuropsicóloga Etelvina Lucas dos Santos, coordenadora do Serviço de Neuropsicologia do Ambulatório de Neurologia Cognitiva do Hospital das Clínicas da UFMG.

A palestra, que dá seguimento aos Seminários do Projeto Lar dos Idosos, pretende tratar do tema “Avaliação Cognitiva Breve”, processo utilizado na descoberta de indícios de demência e outras doenças neurológicas.

Enquanto os exames neuropsicológicos comuns podem durar de duas a quatro horas, este método de avaliação consiste em testes simples e rápidos que os profissionais de saúde podem realizar em seu consultório.

Para Etelvina dos Santos, a difusão deste procedimento é válida para que se tenha uma melhor compreensão do estado do paciente: “Não são todos os médicos que conhecem e têm contato com a Avaliação Cognitiva Breve. A neuropsicologia é uma ciência relativamente nova, e este tipo de evento é importante para instruir o médico sobre como fazer o diagnóstico”.

O seminário, que tem entrada franca e é destinado principalmente a profissionais da área de saúde, vai ocorrer na sala 224, no 2º andar da Faculdade de Medicina da UFMG, que fica na Região Hospitalar de Belo Horizonte (Av. Professor Alfredo Balena, n° 190. Bairro Santa Efigênia).

Mais informações: (31) 9207 6011.

Leia mais
Idosos e o abuso da família é tema de reunião – 22 de abril de 2008

Lar dos Idosos discute aspectos legais do envelhecimento – 15 de abril de 2008

Psiquiatra discute apoio em ações policiais – 10 de abril de 2008

Leia também
Projeto Lar dos Idosos

    Contador de visitas: 1.081 visualizações

    Veja também: