Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Aula inaugural sobre doenças neurodegenerativas no ICB


Publicado em: AgendaInternas - 21 de fevereiro de 2018

Atividade, que será realizada no dia 16 de março, é promovida por núcleo que reúne os programas de pós-graduação da Unidade

O Núcleo de Apoio à Pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG promoverá, no dia 16 de março, a partir das 14h, aula inaugural da pós-graduação do instituto. A professora Débora Foguel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai falar sobre Doenças neurodegenerativas no século 21. Os interessados poderão se inscrever online, até o dia 9 de março. O evento é gratuito, e os participantes receberão certificados.

As doenças neurodegenerativas afetam os neurônios do cérebro humano. Enquadram-se nesse grupo o Mal de Alzheimer e outras demências, o Mal de Parkinson e as Doenças do Neurônio Motor (DNM).

Débora Foguel é graduada em Biologia, mestre e doutora em Bioquímica pela UFRJ. Ela é membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendadora pela Ordem do Mérito Científico. Fez doutorado sanduíche na Universidade de Illinois e atualmente é professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Ela tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em química de macromoléculas (proteínas), trabalhando principalmente com agregação proteica, enovelamento proteico, doenças amiloidogênicas e inflamação. Débora Foguel foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFRJ de 2011 a 2015.

Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB

    Contador de visitas: 129 visualizações

    Veja também: