Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Aula inaugural no ICB vai abordar pesquisa com seres vivos


Publicado em: AgendaInternas - 29 de setembro de 2017

Bioética estabelece referencial teórico para atuação prática na área

Os fundamentos da ética na pesquisa científica serão abordados nesta terça-feira, 3 de outubro, às 14h, durante a aula inaugural da disciplina de bioética da pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A atividade, programada para o auditório 3, é aberta ao público.

Multidisciplinar, a bioética promove uma reflexão sobre as implicações associadas à manipulação de seres vivos. A aula será ministrada pelos professores Telma de Souza Birchal, do Departamento de Filosofia, Brunello Stanciolli, da Faculdade de Direito, Cleuza Maria de Resende, coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua), Vivian Resende, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep) da UFMG, e Maria Elena de Lima Perez Garcia, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB.

Os especialistas vão discorrer sobre as responsabilidades de pesquisadores com as pessoas com quem trabalham e que dependem não só do conhecimento, mas de uma prática íntegra. “É um tema importante para todos que atuamos na pesquisa, especialmente nas áreas da saúde e das ciências da vida”, resume o professor Marcos Horácio Pereira, coordenador do evento.

As reflexões do campo da bioética envolvem noções de beneficência, autonomia e justiça e constituem referencial teórico que justifica as normas, princípios e condutas aplicadas ao exercício profissional de pesquisadores nessa área.

Mais informações pelo e-mail napg@icb.ufmg.br

Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB

    Contador de visitas: 118 visualizações

    Veja também: