Notícias Externas

Aula fala sobre 25 anos do Horto Frei Veloso e jardins botânicos


Publicado em: AgendaExternas - 7 de maio de 2018


Carol Prado*

 

Na próxima sexta-feira, 11 de maio, a disciplina História da Medicina, oferecida pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), promove a aula aberta “Horto Medicinal Frei Veloso: 25 anos de criação”, baseado em artigo publicado na revista Gerais: revista de saúde pública do SUS. O convidado para falar sobre o assunto é integrante do Cememor e um dos autores do artigo, professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, José Lucas Magalhães Aleixo.

A aula será das 11h30 às 12h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana, e é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Horto Medicinal
O artigo “Horto Medicinal Frei Veloso: 25 anos de criação” foi escrito pelos professores José Lucas Magalhães Aleixo, do Cememor, e José Divino Lopes Filho, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG. O artigo publicado tem como objetivo celebrar os 25 anos do Horto Medicinal, abordar a história e importância dos jardins botânicos no Brasil, além da importância destes para o ensino das ciências da saúde. O Horto Medicinal Frei Veloso foi criado na década de 1980, no campus Saúde da UFMG, com a finalidade de disponibilizar aos alunos um espaço para a realização de aulas práticas para as disciplinas de homeopatia e plantas medicinais.
História da Medicina
O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG.

Mais informações: Cememor – 3409 9106

*Redação: Carol Prado – estagiária de jornalismo
Edição: Mariana Pires

    Contador de visitas: 147 visualizações

    Veja também: