Notícias Externas

Aula aberta debate futuro incerto da humanidade


Publicado em: AgendaExternas - 19 de março de 2018

Na próxima sexta-feira, 23 de março, a disciplina “História da Medicina”, realizada pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), promove a aula aberta “O futuro incerto da humanidade: conseguiremos perpetuar nossa espécie no planeta terra?”. O convidado para abordar o tema é o professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bernardo Riedel, formado em Farmácia e Bioquímica pela UFMG.

A aula será das 11h30 às 12h30, na sala s146, no subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, em frente ao Laboratório de Anatom.

O tema, segundo o professor, é uma projeção interessante do futuro numa perspectiva médica. Será abordada a continuidade da raça humana no planeta, levando em consideração diversos fenômenos naturais, culturais e tecnológicos. Além disso, será discutida a possibilidade de uma guerra nuclear, e de que forma ela afetaria o ser humano, principalmente relativo à contaminação radioativa.

Sendo considerado pela comunidade científica como um dos principais especialistas brasileiros na construção de telescópios, o professor Bernardo Riedel é apelidado carinhosamente de “Professor Pardal”, em referência a um personagem gênio do quadrinho Tio Patinhas, da Disney.

História da Medicina
O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados.

A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

 

    Contador de visitas: 228 visualizações

    Veja também: