Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Ato de presentear tem valor físico e mental


Publicado em: ExternasRádio - 18 de dezembro de 2014

Programa de rádio reprisa série especial sobre o Natal e revela benefícios do “presentear”, ato que não deve estar ligado ao valor do bem material

saudecomcienciaOs antigos já diziam que “é dando que se recebe”. Nesta época de festividades, porém, o ato de presentear, quando natural, pode ser benéfico para o presenteado e também para o presenteador. De acordo com a neurociência, o ato aciona no cérebro do indivíduo sentimentos de alegria e bem-estar, que colaboram para a manutenção da saúde física e mental.

“Pesquisas na área já mostraram que tanto receber o presente quanto presentear mexe com sistemas ligados à recompensa cerebral”, esclarece a psiquiatra e professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Tatiana Mourão.

noel-imagem1

Crédito: dreamstime.com

Segundo a professora, a primeira “recompensa” para aquele que presenteia é o sorriso da outra pessoa. A partir dele, o cérebro processa uma ação no córtex frontal, região localizada entre os olhos responsável por agregar um valor positivo aos acontecimentos. “Quando temos essa sensação de recompensa, esquecemos um pouco as tensões e problemas do dia-a-dia, focando no lado bom da vida”, afirma Tatiana.

O reflexo disso também pode se manifestar na saúde física: a frequência cardíaca e a pressão arterial tendem a normalizar nos momentos de tranquilidade e bem-estar. “Uma pessoa alegre tende a ter melhor saúde física do que uma pessoa constantemente triste e amarga”, acrescenta a psiquiatra.

Tatiana Mourão ainda comenta que, antes mesmo de entregar o presente, é possível sentir os benefícios do ato. “Algumas pessoas abreviam a sensação de prazer na hora de entregar o presente. É uma vivência antecipada”, comenta a especialista. “Essas pessoas já vivenciaram o exercício da generosidade e, por isso, elas ‘antecipam’ essa sensação de contentamento”, explica.

Tema da semana

O mito do Papai Noel, dicas para não exagerar na ceia natalina, “promessas” para o próximo ano e o projeto Doutores Palhaços de Divinópolis-MG, também são destaques deste Saúde com Ciência. Confira a programação:

Os benefícios do presentear – segunda-feira (22/12/14)

Ceia moderada – terça-feira (23/12/14)

Doutores solidários – quarta-feira (24/12/14)

O mito do Papai Noel – quinta-feira (25/12/14)

Promessas para o novo ano – sexta-feira (26/12/14)

Sobre o programa de rádio

Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. De segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h05, ouça o programa na rádio UFMG Educativa, 104,5 FM. Ele também é veiculado em outras 84 emissoras de rádio, que envolvem as macrorregiões de Minas Gerais e os seguintes estados: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, São Paulo, Paraná e Massachusetts, nos Estados Unidos. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.

    Contador de visitas: 1.722 visualizações

    Veja também: