Film İzle | karımı gördünüz mü izle
Atividades físicas e posturas adequadas para prevenir as dores nas costas – Faculdade de Medicina da UFMG

Atividades físicas e posturas adequadas para prevenir as dores nas costas

Publicado em: ExternasRádio - 31 de outubro de 2014

Programa de rádio tira dúvidas comuns sobre os principais tipos de dores nas costas

saudecomcienciaNão existe idade para sentir dores nas costas – isso depende, entre outros fatores, do estilo de vida que cada um leva. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que cerca de 85% da população será acometida por essas dores.

Em geral, pessoas mais velhas, principalmente acima dos 50 anos, são mais vulneráveis, mas os jovens não estão isentos. Felizmente, porém, a maior parte dessas dores tem causas tratáveis. “Sedentarismo, baixo condicionamento físico, obesidade e má postura para levantar peso são causas benignas, que podem ser prevenidas com práticas gerais de atividades físicas e exercícios posturais”, afirma o ortopedista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Jefferson Leal.

Crédito: www.einstein.br

A forma incorreta de sentar na cadeira durante a jornada de trabalho também é lembrada pelo professor da Faculdade de Medicina, Lúcio Honório de Carvalho. Segundo ele, o ideal é que o tipo de encosto permita ao indivíduo ficar com os joelhos mais elevados em relação ao quadril, relaxando a musculatura.

Já os exercícios físicos, além de ajudarem no tratamento de acordo com o caso do paciente, ainda podem evitar futuros incômodos na coluna. “Basicamente, não existe uma proibição. Todos os exercícios são bem-vindos, desde que haja um profissional para fazer essa interface de como está a sua coluna e quais são os exercícios mais indicados”, ressalta o neurocirurgião Aluízio Arantes, também professor da Faculdade.

Durante as crises de dor, uma alternativa atual é, segundo Arantes, o uso do colete ortopédico, que faz uma imobilização temporária do local. “Certas escolioses, principalmente em jovens, são tratadas com o uso de coletes. É muito importante, por exemplo, campanhas nas escolas para chegar ao diagnóstico desses jovens, porque se for diagnosticado em fase inicial e fazer o uso do colete de forma disciplinada, você pode se curar e evitar uma cirurgia”.

Tema da semana

Diferentes tratamentos para jovens e idosos – principal grupo de risco –, como fisioterapias e cirurgias de hérnias de disco, são destaques deste Saúde com Ciência. O programa ainda desvenda alguns mitos e verdades, como os possíveis benefícios de colchões e travesseiros de penas ou água, e os malefícios do cigarro para a saúde da coluna. Confira a programação:

Tipos de dores e sintomas mais específicos – segunda-feira (03/11/14)

Principais fatores de risco – terça-feira (04/11/14)

Prevenindo as dores nas costas – quarta-feira (05/11/14)

Mitos & Verdades – quinta-feira (06/11/14)

Tratamento – sexta-feira (07/11/14)

Sobre o programa de rádio

Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. De segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h05, ouça o programa na rádio UFMG Educativa, 104,5 FM. Ele ainda é veiculado em 77 emissoras de rádio de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Estados Unidos. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.

Contador de visitas: 1.589 visualizações