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Assuntos Estudantis divulga projetos de estudantes que serão financiados


Publicado em: EstudantisInternas - 29 de maio de 2017

O resultado das chamadas de propostas de projetos de estudantes lançadas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) foi “sucesso total”, na avaliação do pró-reitor Tarcísio Mauro Vago. Trinta e seis iniciativas foram aprovadas – 23 na modalidade Apoio acadêmico e 13 em Ações afirmativas. A relação dos projetos contemplados está disponível no site da Prae.

“No ano passado, quando criamos as chamadas, recebemos 53 propostas; neste, o número de submissões praticamente dobrou: foram 99 propostas. E o ganho não foi só quantitativo”, comemora Tarcísio, destacando também a qualidade dos projetos recebidos e o fato de que mais de um terço das ofertas foram aprovadas. “Agora, além do professor, o estudante da UFMG é também um coordenador de projetos que visam produzir reflexões e conhecimento”, diz o pró-reitor.

Recursos
Na sexta-feira, 26 de maio, alunos que submeteram os projetos selecionados se reuniram com a Prae no CAD 1 para a assinatura do termo de concessão dos recursos. Os projetos acadêmicos receberão R$ 21,6 mil (R$ 900 por projeto, em média). Para os da modalidade Ações afirmativas, foram destinados cerca de R$ 17 mil, média de R$ 1,3 mil por projeto.

Foram aprovadas iniciativas vinculadas às três grandes áreas de conhecimento e também aos três principais campi da Universidade: Pampulha, Saúde (e demais unidades do Centro de Belo Horizonte) e Montes Claros.

Política permanente
Esta foi a segunda chamada consecutiva da Prae por projetos estudantis. Tarcísio Vago explica que, à parte o cenário de contenção orçamentária vivida pela Universidade nos últimos tempos, as chamadas vão ser mantidas e já integram uma política de financiamento permanente.

“O financiamento de projetos de estudantes foi uma das motivações para a criação da Prae. Nesse sentido, o sucesso das chamadas é de certa forma uma consolidação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis”, afirma. “Uma comunidade universitária só se estrutura a partir do momento em que as três categorias se articulam para produzir conhecimento. Agora, com essas chamadas que criamos, nosso estudante pode oferecer a sua contribuição.”

Leia a matéria completa na página da UFMG.

Redação: Cedecom/UFMG

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