Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Representantes de dez associações de pessoas com doença falciforme de Minas Gerais entregarão hoje, as 14h, durante audiência com o secretário estadual de saúde, Marcus Pestana, uma pauta de reivindicações relativas ao atendimento prestado aos 5 mil pacientes no estado.

A audiência é um desdobramento de reunião realizada em 2007, quando foi entregue ao secretário o documento técnico “Demandas de Ações e Procedimentos para uma Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme no Estado de Minas Gerais”. O documento, elaborado em uma ampla parceria institucional envolvendo a UFMG e a Fundação Hemominas, traz o diagnóstico da doença falciforme em Minas e aponta diretrizes para melhorar a atenção a esses pacientes.

De acordo com Altair Lira, presidente da Federação Nacional das Associações de Doença Falciforme (Fenafal), que estará presente ao encontro, o objetivo das associações é implementar, com urgência, as ações previstas no documento e melhorar o atendimento às pessoas com doença falciforme. “A demanda das pessoas com doença falciforme é urgente e não pode esperar mais”, afirma Lira.

Leia mais:
Estado cria grupo para melhorar atendimento a doença falciforme – 9/7/2007

Informações para a imprensa:
Vinícius Utsch/ Nupad
(31) 8806 0592

    Contador de visitas: 614 visualizações

    Veja também: