Notícias Externas

Assembleia de consórcio integra programação de Simpósio Internacional


Publicado em: ExternasSidep - 5 de maio de 2015

A Faculdade de Medicina da UFMG recebe, entre os dias 20 e 23 de maio, o 5º Simpósio Internacional de Imunodeficiências Primárias (Sidep). Durante o evento também será realizada a Assembleia Anual Geral Ordinária do Consórcio Brasileiro de Centros de Referência e de Treinamento em Imunodeficiências Primárias (Cobid). A assembleia acontece para a aprovação do plano e relatório de atividades da Diretoria, além da apresentação das casuísticas dos centros participantes, discussão de projetos colaborativos e ações educacionais.

O Cobid é uma associação de caráter científico que congrega os serviços de referência para diagnóstico e tratamento do grupo das imunodeficiências primárias. O Consórcio foi criado em 2012, com o apoio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria e reúne centros localizados em 15 estados e no Distrito Federal. De acordo com a presidente do Cobid e professora da Universidade de São Paulo (USP), Magda Carneiro Sampaio, “O Consórcio tem por finalidade a promoção da saúde, a prevenção de agravamentos de situações relacionadas à saúde, a recuperação e a reabilitação do doente portador de patologias do sistema imunológico e a sua reintegração na sociedade”, explica.

Sem-título-2Além disso, o Cobid também mantém ambulatórios, laboratórios de pesquisa e clínicas cujas atividades resultem proveito de ordem científica, didática ou assistencial; pesquisas sobre novos produtos e equipamentos para a indústria farmacêutica e de bioengenharia; reuniões, jornadas, congressos e simpósios destinados ao ensino, intercâmbio e difusão dos conhecimentos para aprimoramento da especialidade; divulgação de conhecimentos nesta área através de cursos e edição de publicações técnicas e científicas; bolsas de estudos, estágios e auxílio a estudiosos e pesquisadores que possam contribuir para a consecução dos objetivos estatutários nesta área; atividades de ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão universitária; promoção de campanhas de esclarecimentos à comunidade; e patrocínio de viagens e estágios de aperfeiçoamento de pesquisadores nesta área.

O Sidep constitui o evento científico oficial do Cobid. O Consórcio reúne centros localizados, prestando assistência a mais de 5 mil pacientes portadores de Imunodeficiências Primárias. O simpósio contará com a presença de especialistas, nacionais e internacionais, na área de Imunologia clínica e laboratorial. Serão abordados os aspectos práticos do diagnóstico e tratamento das imunodeficiências primárias, além dos principais avanços de pesquisa ocorridos nesse campo.

Ainda segundo Magda Carneiro Sampaio, estas reuniões são importantes para que o Cobid alcance os seus objetivos e cumpra com suas finalidades. “As Imunodeficiências primárias constituem um grupo grande de mais de 200 doenças diferentes, sendo muito importante sua detecção precoce para prevenir sequelas e nos casos mais graves para garantir a sobrevivência da criança”, avalia.


Inscrições

As inscrições para o 5º Sidep devem ser feitas até o dia 7 de maio e o prazo para a submissão de trabalhos é até 6 de maio.

São duas inscrições diferentes, uma referente ao pré-simpósio e outra para o Sidep. Inscreva-se.

O evento é uma parceria do Grupo de Imunologia do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG com o Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Leia também:  Participação no Sidep será convertida em Atividade Geradora de Crédito

Simpósio Internacional de Imunodeficiências Primárias será em maio

Imunodeficiência primária é tema de simpósio

    Contador de visitas: 873 visualizações

    Veja também: