Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O primeiro dia da recepção dos calouros de Medicina foi de muita animação. Depois de participarem das atividades na Reitoria da UFMG nesta manhã, os novos estudantes compareceram ao Salão Nobre da Faculdade de Medicina para receber as boas vindas. Os recém-ingressos conheceram as estruturas da Faculdade, o currículo do curso e conversaram com os veteranos.

Paula Kraiser, caloura de Medicina

Os novos alunos se mostraram entusiasmados com a profissão que escolheram. Paula Kraiser, caloura de Medicina, conta que o momento é de satisfação. “Estou muito feliz. Foi muito sonho, muito estudo, muita luta. Tenho a sensação de missão cumprida”, revela. Ela conta, também, que aguarda ansiosamente pelas aulas de anatomia. “A vontade é que chegue logo. Quero saber como vou reagir”, se diverte.

Ricardo Aguiar teve outra experiência universitária antes de optar pela Medicina. “Eu sempre fui intrigado por doenças, tratamentos. Enquanto veterinário percebi que eu gostava mais de conversar com as pessoas, atendê-las. Acredito que eu tenha muito a oferecer. Estou muito feliz com a minha decisão”, comemora.

Para Lucas Rodrigues, que se formou em Farmácia antes de ser aprovado no vestibular de Medicina, o curso é uma realização pessoal. “Acredito que hoje, mais maduro, posso me dedicar mais, estudar melhor. Dessa forma, vou suprir o meu desejo de trabalhar com saúde, por completo”, diz.

Lucas Rodrigues, escolheu Medicina como seu segundo curso

Os calouros receberam dicas divertidas e práticas das veteranas Maria Alice e Laís Munhoz, ambas alunas do 2° período do curso. “Quando o aluno chega, fica com muitas dúvidas e, muitas vezes se assusta. É tudo muito diferente. Como estudar? Como são as provas? Nós tentamos apontar algumas diretrizes, orientá-los”, explica Laís.

Maria Alice aconselha os novos alunos a serem pacientes. “O que eu posso dizer é que todos fiquem tranquilos. Com o tempo, a gente aprende, passa a se sentir em casa. Não tem mistério e é ótimo”, tranquiliza.

A veterana Maria Alice recebe os novos alunos e dá várias dicas

Os novos alunos também assistiram a apresentação “Ser Estudante de Medicina”, com o aluno Franco Santana. Ele propôs reflexões a cerca da profissão médica e, principalmente, sobre o papel do estudante, enquanto sujeito ativo da instituição e responsável por ela.

Depois disso, os novos alunos foram convidados a participarem de uma confraternização no Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB). As atividades de recepção dos calouros vão até a sexta-feira, dia 5 de março.

    Contador de visitas: 404 visualizações

    Veja também: