Film İzle | karımı gördünüz mü izle
Angústia de sofrimentos mentais em telas no Espaço do Conhecimento UFMG – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Angústia de sofrimentos mentais em telas no Espaço do Conhecimento UFMG


Publicado em: AgendaInternas - 3 de novembro de 2017

Mostra será aberta ao público no dia 7 de novembro.

Pinturas e desenhos fortes, carregados de emoções, expressam o medo de enlouquecer. Momentos de depressão ansiedade e angústia levaram o mineiro Alessandro Ramos a procurar na arte o remédio para superar os sofrimentos mentais. A partir de 7 de novembro, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe a exposição Traços do Caminho, que instiga o público a um olhar crítico sobre a loucura. A exposição, que tem entrada gratuita, fica em cartaz na cafeteria do Espaço do Conhecimento, até 4 de dezembro.

“Quase enlouqueci, e essa forma de expressão me ensinou que é possível perseverar, rir e debochar da loucura, sem necessariamente ter que forçar um sorriso para a sociedade”. É assim que Alessandro Ramos define seu processo de imersão na arte. Suas telas são expressivas: carregam dor, ansiedade e frustrações, mas também fé, esperança, superação e perseverança. Elas mostram, segundo o artista, o olhar de quem esteve dentro de cativeiros mentais e encontrou a libertação.

Criado sem muita aproximação com as artes, Alessandro sempre arriscou traços. Na adolescência, participou de movimentos de grafite urbano e, mais tarde, concluiu graduação em Design Gráfico. Hoje, aos 41 anos, possui uma obra que mantém como unidade a comunicação com o mundo sobre os mais profundos sentimentos humanos.

Espaço do Conhecimento UFMG
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários.

Mais informações: 3409 8350.

Redação: com Cedecom/UFMG e Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

    Contador de visitas: 115 visualizações

    Veja também: