Notícias Externas

Ângelo Machado recebe homenagem de Conselho Federal


Publicado em: ExternasPessoas - 9 de março de 2017

Ângelo Barbosa Monteiro Machado, ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFMG e professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), entomólogo e escritor brasileiro de 83 anos, será homenageado pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) com o título de “Biólogo Honorário”. Segundo a entidade, a distinção se dá devido à trajetória e pelos serviços prestados à sociedade pelo homenageado em diferentes áreas das ciências biológicas.

A sessão solene de outorga será no dia 10 de março, às 20 horas, na sede da 4ª regional do CFBio , que fica na Av. Amazonas, 298, 15º andar, no centro de Belo Horizonte.

Dentre várias realizações notáveis, apenas no ICB o professor Ângelo Machado foi responsável pela criação do Centro de Microscopia Eletrônica, e, junto com sua esposa Conceição Ribeiro da Silva Machado, também criou o Laboratório de Neurobiologia.

Como entomologista descreveu cerca de 100 espécies de libélulas. Perto de 55 organismos levam o seu nome, como homenagem de outros pesquisadores. Além de libélulas, também borboletas, abelhas, besouros, aranhas e um fungo.

Aposentou-se em 1987, como professor titular de Neuroanatomia, e, após novo concurso, retornou ao ICB como professor adjunto de Entomologia.

Ângelo Machado conversou com Jô Soares no sobre seu último livro de literatura: Borboletas Eróticas. Foto: Reprodução

Redação: Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB

    Contador de visitas: 379 visualizações

    Veja também: