Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Aluno de Medicina desenvolve dissertação em Londres


Publicado em: ExternasPessoas - 15 de maio de 2017

Estudo analisa relação entre doenças cardiovasculares e respiratórias

Alice Leroy*

Turma do estudante na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM). Foto: Arquivo pessoal – Paulo Victor Pinto

Paulo Victor Pinto, estudante do nono período de Medicina da Faculdade de Medicina, desenvolveu dissertação durante um ano na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), da University of London, pelo programa Ciências Sem Fronteiras.

Intitulada “Apresentação, diagnóstico e mortalidade após IAM em pacientes com e sem asma : Um estudo usando o UK MINAP dataset” (título traduzido do português pelo autor), a dissertação trata da relação entre doenças cardiovasculares e respiratórias, principalmente a asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele analisou um banco de dados contendo 300 mil pessoas que sofreram infarto e procurou, entre essas, as que são asmáticas. O estudante explica que doenças cardiovasculares e respiratórias têm sintomas similares. Ele concluiu, por isso, que há um atraso no diagnóstico, o que pode levar a um prognóstico pior.

O estudo de Paulo, que foi orientado por Jennifer Quint, professora da University of London, é o primeiro a focar em asma e em doença pulmonar obstrutiva. “A dissertação deixa os profissionais de saúde mais atentos ao diagnóstico e mais preparados para diferenciar os sintomas das doenças, resultando em um tratamento melhor”, explica.

Sobre o programa Ciências Sem Fronteiras, do qual foi beneficiado, Paulo conta que a experiência foi muito positiva, dos pontos de vista acadêmico e extra acadêmico. “De 0 a 10, um 10, com certeza”, avalia o estudante.

Estágios internacionais
O Centro de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina da UFMG (CRInter) promove, apoia e dissemina as diversas iniciativas e atividades de cooperação internacional dos membros da comunidade acadêmica da Instituição.

Mais informações: Crinter – 3409 9113

Redação: Alice Leroy – estagiária de jornalismo
Edição: Mariana Pires

    Contador de visitas: 396 visualizações

    Veja também: