Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Álcool é principal problema em cenário de uso de drogas no interior


Publicado em: Aspas SonorasExternas - 30 de novembro de 2017

Especialista fala sobre a realidade do consumo de drogas no interior e a necessidade de estudos mais abrangentes para promoção da saúde nesses locais

Bernardo Estillac*

A palavra “droga” tem como conceito básico o de substância que altera o funcionamento físico ou psíquico do organismo. Portanto, mesmo medicamentos que ajudam na recuperação da saúde do corpo humano podem se enquadrar nessa definição, mas, popularmente, a ideia de droga é muitas vezes vinculada às substâncias ilícitas que causam dependência, como maconha, cocaína e crack.

Essa ideia pode contribuir para uma percepção equivocada do consumo excessivo de drogas lícitas, como o álcool. O professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina e coordenador do Centro Regional de Referência em Drogas da UFMG (CRR-UFMG), Frederico Garcia, fala sobre a dimensão do consumo abusivo de bebidas alcoólicas na saúde pública, incluindo as cidades do interior:

 

A falta de atividades de lazer e a aceitação social do consumo de bebidas alcoólicas podem ser fatores que favorecem a situação de dependência nas cidades distantes dos grandes centros urbanos. Além desses, outros fatores foram tema do programa de terça-feira da série “Drogas no Interior”, produzida pelo Saúde com Ciência.

O consumo de bebidas alcoólicas enquanto hábito familiar por diferentes gerações pode causar um impacto que favorece a dependência além do costume, podendo condicionar uma genética favorável ao consumo de álcool, como explica o professor:

 

Drogas ilícitas

Apesar de a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas representar o problema de saúde pública mais comum em relação ao consumo de drogas no interior, o consumo de drogas ilícitas também se faz presente longe dos principais centros urbanos. Saiba mais no programa de quarta.

Frederico Garcia explica que o consumo de drogas ilícitas em cidades do interior está relacionado ao potencial econômico da região e à disposição de estradas e acessos para a distribuição das substâncias, e dá o exemplo de Minas Gerais:

 

Foto: Reprodução / Estadão Conteúdo

Crack

O crack é uma droga apresentada no formato de pequenos cristais derivados da cocaína, utilizada por meio de cachimbos e objetos semelhantes. Hoje, ela é uma das substâncias que trazem maior risco à saúde pública devido ao seu poder de gerar dependência e baixo custo inicial. O programa de quinta debateu a realidade da droga nas cidades do interior.

O especialista trata o potencial de criar dependência do crack no contexto da sua introdução longe dos centros urbanos e custo financeiro para os usuários:

 

Informação e tratamento

A informação e conhecimento de determinado cenário são importantes para promover uma atenção à saúde adequada e bem planejada. É por isso que o primeiro passo para fornecer tratamento e prevenção para a dependência do uso de drogas no interior é compreender as especificidades do consumo nessas regiões. A atenção à saúde no contexto do uso abusivo de drogas foi assunto do programa de sexta.

Frederico Garcia conclui sobre a dificuldade em promover estudos mais abrangentes sobre o uso de drogas e a realidade dos centros de tratamento em regiões distantes dos principais centros urbanos, e como isso afeta a promoção de prevenção e tratamento:

 

Aspas Sonoras

As “Aspas Sonoras”, é uma produção do Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG que ampliam a discussão sobre os temas abordados nas séries realizadas pelo Saúde com Ciência. As matérias apresentam áudios e textos inéditos do material apurado na produção das séries.

A série “Drogas no Interior” foi ao ar entre os dias 2 e 6 de outubro de 2017. Nela, foram tratados assuntos como o uso abusivo de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e a realidade do tratamento para dependentes químicos em cidades do interior.

*Edição: Lucas Rodrigues

    Contador de visitas: 820 visualizações

    Veja também: