Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Ações do movimento Maio Amarelo são realizadas no Campus Saúde


Publicado em: ExternasNotícias - 5 de maio de 2016

Nesta quinta-feira, 5 de maio, o Campus Saúde da UFMG promoveu ações de apoio ao Movimento Maio Amarelo. As atividades foram realizadas em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) e o Centro Profissionalizante de Bombeiro Civil Minas Gerais (CPBC-MG).

O objetivo da campanha é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Além de incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, com a meta de reduzir cada vez mais o número de acidentes no trânsito.

Foram realizadas ações de panfletagem, orientações para pedestres e motoristas, intervenção teatral e uma simulação de resgate de vítimas de acidentes. Alunos do CPBC- MG reproduziram um acidente em que um motociclista atropela um pedestre que estava atravessando fora da faixa de pedestre.

A diretora de ensino do CPBC-MG, Geralda Magalhães, explicou que o objetivo da simulação foi mostrar a importância do primeiro atendimento às vitimas de acidente. “A sobrevida da vítima depende de quem chegou primeiro no local. Se quem chegou primeiro soube fazer um bom atendimento, a chance de sobrevivência é grande”, afirmou.

Na demonstração de salvamento, a pessoa que estava na carona da moto teve o capacete arrancado na hora da queda, causando um trauma na cabeça, que a levou ao óbito. “Na simulação, a equipe chegou ao local e fez as análises primária e secundária e logo perceberam que a vítima estava entrando em parada cardíaca. Trouxemos rapidamente o desfibrilador para fazer a reanimação, porém, sem êxito. As outras vítimas sofreram escoriações sem fraturas”, explicou.

Geralda alerta que o uso correto dos equipamentos de segurança pode fazer a diferença em um acidente. “Com esse simulado, podemos mostrar que, nos acidentes de moto, o carona é mais prejudicado. Se ele e o motorista não estiverem utilizando um capacete adequado ou se o capacete não estiver fechado corretamente, na hora da queda ele pode se soltar e teremos uma situação parecida com a que foi apresentada aqui hoje”, concluiu.

Fotos: Débora Nunes

IMG_8028 IMG_8029 IMG_8045 IMG_8069 IMG_8089 IMG_8092 IMG_8107 IMG_8122 IMG_8135 IMG_8144 IMG_8147 IMG_8148 IMG_8156 IMG_8163 (87) IMG_8181

    Contador de visitas: 505 visualizações

    Veja também: