Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Acervo do Centro de Memória da Faculdade pode ser visitado em mostra virtual


Publicado em: ExternasNotícias - 27 de outubro de 2017

Foto: Carol Morena.

O Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) agora pode ser visitado em uma mostra virtual. Clique aqui e confira. Todo o acervo do museu, como mesas de cirurgia, aparelhos, atlas e informações sobre a fundação da Faculdade podem ser vistas pelas imagens.

A visita é feita através de apenas um plano, ou seja, o internauta pode ver em 360 graus, além de poder dar zoom e ter uma imagem nítida dos equipamentos. A mostra virtual pode ser feita em qualquer celular ou computador atualizado.

De acordo com a historiadora do Cememor, Ethel Mizrahy Cuperschmid, a ideia é que o projeto seja cada vez mais aprimorado, com som, legendas, ampliação das imagens e vozes explicando cada parte do acervo, por exemplo. “As pessoas que mais frequentam o Cememor são estudantes, professores e ex-alunos. Com essa mostra virtual, quem não tem condição de fazer a visita, pode conhecer o local pelo computador”, explica.

De acordo com o coordenador técnico de informática do Cetes, Kaiser Bergmann, este tipo de projeto aproxima a instituição da comunidade. “Às vezes são pessoas que não tem nenhum vínculo com a medicina ou que são de outras cidades, mas que querem conhecer a Faculdade, nem que seja de uma forma virtual. É aproximar a população do que a gente tem de infraestrutura e produção”, destaca.

Toda a mostra virtual foi elaborada pelos funcionários do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), Kaiser Bergmann, Daniel Franchini e Guilherme Epifânio.  As imagens foram captadas por seis câmeras GoPro, em um domo. Cada câmara captura as imagens de forma independente e, depois, faz as junções das seis. “A grande dificuldade desse projeto é interligar essas câmeras de uma forma síncrona. Após a familiaridade com os equipamentos, gastamos em torno de um mês para finalizar a mostra”, lembra Kaiser.

Este é um projeto piloto na Faculdade. A intenção é que outros locais da Unidade, como o Laboratório de Simulação, Laboratório de Medicina Molecular e o Salão Nobre, também tenham as imagens disponíveis na internet.

 

    Contador de visitas: 555 visualizações

    Veja também: