Notícias Externas

Acervo do Cememor ganha gabinete oftalmológico da década de 40


Publicado em: ExternasNotícias - 1 de dezembro de 2017

O equipamento é composto por cadeira, projetor e mesometro.

O Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), recebeu a doação do gabinete oftalmológico completo Bausch&Lomb, da década de 40, que utilizado para realizar exames de vista.

Peça foi doada por ex-alunos da Faculdade. Foto: Carol Morena

O gabinete foi doado pelos médicos, irmãos e ex-alunos da Faculdade de Medicina, Rogério Soares Marques, Ronaldo Soares Marques e Maria Elizabeth Soares Marques. Rogério Marques, que é oftalmologista, conta que comprou o consultório oftalmológico já com o intuito de doá-lo. “Comprei o equipamento há uns 10 anos, após o dono, Guilherme Assis Fonseca, um conhecido oftalmologista, falecer. O conjunto do consultório era muito interessante, pois apesar de antigo, acredito que tenha pertencido ao período da Segunda Guerra Mundial. Era completo” explica.

Rogério afirma que escolheu fazer a doação para o Cememor como uma forma de agradecimento à Faculdade. “Eu e meus irmãos somos ex-alunos da Faculdade e foi graças a esta que nos formamos como médicos. Espero que o consultório oftalmológico, que é uma peça única no acervo, possa enriquecer o Centro de Memória”, conclui.

Cememor
 Todo o acervo do Cememor é composto por equipamentos doados. No entanto, as peças passam por uma análise da equipe do setor que avalia critérios como temática médica, histórica e bom estado de conservação.

O equipamento oftalmológico e outras peças do acervo podem ser vistos na galeria Luis Gomes Ferreyra, no Cememor, no térreo da Faculdade de Medicina da UFMG, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Mais informações: Cememor 3409 9106

 

 

    Contador de visitas: 777 visualizações

    Veja também: