Notícias Externas

Ação no Dia Internacional da Mulher incentivou mamografia


Publicado em: ExternasNotícias - 9 de março de 2018

Ação buscou conscientizar para a mamografia. Foto: Carol Morena

Comemorando o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, professoras e estudantes do curso Superior em Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG realizaram a ação “Promovendo o conhecimento sobre a mamografia”. O evento aconteceu na portaria da Faculdade de Medicina e procurou alertar, tirar dúvidas e conscientizar a comunidade sobre a mamografia.

Aline Vieira Coelho e a mãe, Joaquina Emília Vieira Coelho, visitaram o stand juntas. “Esse tipo de ação é muito importante, porque ainda tem muita gente sem acesso à informação e quando chega a ir ao médico já está com um nódulo ou um estágio avançado de um câncer”, acredita Aline. “Achei fantástica a iniciativa, principalmente pelo dia da mulher, para lembrar a todas do cuidado com a saúde”, completou Joaquina.

Quem passou pelo stand recebeu um imã de geladeira ou um chaveiro para lembrar a importância mamografia. Para a professora do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade (IMA), Críssia Carem Paiva Fontainha, coordenadora do projeto, a ação é um momento de plantar sementes. “Estamos lembrando a todos da importância de disseminar a informação, comentar com as amigas, conhecidas, familiares, sobre a importância da realização do exame”, afirmou.

Também participaram da ação a professora do IMA Luciene Aparecida Pena Carvalho, Flávia Adriana dos Reis Silva, referência técnica do Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo) e Maria do Socorro Nogueira, pesquisadora responsável pelo Laboratório de Radioproteção Aplicada à Mamografia do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (Laram-CDTN). O professor Humberto José Alves, vice-diretor da Faculdade, e a professora Luciene Mota, chefe do departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG também estiveram presentes.

Informação e esclarecimentos
De acordo com Críssia, grande parte das mulheres que passaram pelo stand estava com exames atrasados. “Precisa acontecer essa sensibilização. Cuidado e atenção com a mamografia não têm de ser apenas no outubro rosa. Durante todo o ano pode-se fazer a solicitação de exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e colocar os cuidados com a saúde em dia”, acredita a professora.

Ainda segundo Críssia, o sistema Atalanta não era conhecido pela comunidade. O sistema registra as avaliações dos aparelhos necessários para realização da mamografia, e é parte do PECQMamo. A lista com as clínicas que receberam uma boa avaliação no PECQMamo está disponível online.

 

    Contador de visitas: 518 visualizações

    Veja também: