Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para o XXV Prêmio Jovem Cientista, que comemora 30 anos da iniciativa e 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com o tema Cidades sustentáveis, o prêmio é aberto a estudantes de ensino médio e a pesquisadores e estudantes de nível superior. As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelos Correios. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site.

Para esta edição, os estudantes de ensino médio podem pesquisar uma das seguintes diretrizes: Ambientes sustentáveis: casa, escola, trabalho, espaços públicos; Planejamento urbano e qualidade de vida; Gestão das águas no meio urbano; Políticas de mobilidade nas cidades; Agricultura urbana; Gestão de resíduos: orgânicos, inorgânicos e perigosos; e Impactos das mudanças climáticas nas cidades.

Já os pesquisadores e estudantes de nível superior podem inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa: Vulnerabilidade, risco e mudanças climáticas nas cidades; Urbanização, ambiente e gestão das águas urbanas; Produção do espaço urbano e apropriação da natureza relacionada com a questão do solo/água/ventos e dos recursos energéticos; Políticas urbana, ambiental e de saúde relacionadas com a questão do lixo; Planejamento urbano, gestão e conflitos ambientais; Políticas de transporte e de mobilidade nas cidades; Agricultura urbana e cidade sustentável; Implicações socioambientais da legislação urbana; Paisagem urbana e arquitetura sustentável; e Cidades em fronteiras transnacionais e gestão ambiental.

Os prêmios são de laptops para os estudantes de ensino médio e valores em dinheiro para graduados e estudantes de ensino superior que chegam a R$ 30 mil. Os escolhidos também ganharão bolsas de estudo do CNPq. Instituições de ensino também serão premiadas.

(Com Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

 

    Contador de visitas: 616 visualizações

    Veja também: