Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Abertas inscrições para a primeira edição do Sisu


Publicado em: ExternasNotícias - 11 de Janeiro de 2016

Candidatos que participaram do Enem 2015 e que tenham obtido nota superior a zero na redação podem concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da UFMG, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), cujas inscrições começaram nesta segunda-feira, 11, e se encerram na quinta-feira, 14, às 23h59 (horário de Brasília). As inscrições devem ser feitas neste site.

Os candidatos devem ficar atentos, pois neste ano a UFMG preencherá todas as vagas de seus cursos de graduação nesta edição do Sisu.

Os candidatos que ocuparão as 6.279 vagas oferecidas em 2016, com ingresso nos dois semestres letivos, farão o pré-registro acadêmico on-line, sendo posteriormente convocados para apresentação dos documentos em datas que serão divulgadas pelo Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA).

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2015. A seleção é automática. Ao final do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Enem, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas), e indica os selecionados.

Lei de Cotas
Em 2016, a Universidade passa a reservar, no mínimo, 50% das vagas em cursos de graduação para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras, conforme determina a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, que agora chega à fase final de implementação. Dessa forma, 3.142 das vagas ofertadas no Sisu serão destinadas aos candidatos das modalidades de vagas reservadas.

O candidato deverá, no ato da inscrição do processo seletivo, fazer opção pela modalidade de vagas à qual deseja concorrer pelo Sisu 2016. Podem concorrer às vagas reservadas os estudantes que cursaram o ensino médio inteiramente em escola pública no Brasil, além daqueles que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de testes de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Além das vagas de ampla concorrência, são oferecidas quatro modalidades de reserva de vagas que contemplam os seguintes perfis:
– Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
– Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
– Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
– Candidatos que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página do Sisu UFMG ou pelos telefones (31) 3409-4588 ou 3409-4162.

Cursos fora do Sisu
Os cursos presenciais de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro não terão seus candidatos selecionados pelo Sisu, e, sim, por processo específico da UFMG, o vestibular de habilidades. Também contarão com seleção própria os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

Os editais dos processos seletivos para esses cursos podem ser consultados na página da Copeve.

Com Centro de comunicação da UFMG.

    Contador de visitas: 414 visualizações

    Veja também: