Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

2º Congresso de Fonoaudiologia é realizado na Faculdade


Publicado em: 2º Congresso de FonoExternas - 19 de maio de 2016

2_congresso_fono_logo_siteAcontece entre hoje, 19 de maio, até o próximo sábado, 21, o 2o Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento, com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Profissional”, reúne especialistas em diversos domínios da Fonoaudiologia que apresentam as últimas novidades em suas áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas através do site do Congresso, ou durante o evento, com diferentes valores para estudantes e profissionais.

A programação contempla mesas multidisciplinares, palestras, minicursos e oficinas nas áreas de audiologia, linguagem, motricidade orofacial, voz e saúde coletiva. O objetivo é promover a atualização científica e profissional em Fonoaudiologia, discutindo as tecnologias que auxiliam no diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação e o avanço da produção do conhecimento científico.

Nesta quinta-feira, 19 de maio, uma das principais atividades, às 14h, é a palestra Tecnologias e Terapia Fonoaudiológica, com a fonoaudióloga Renata Furlan, que apresentará inovações técnicas da área.

Uma das inovações que será apresentada por Furlan será o T-station, um equipamento, desenvolvido em conjunto com o Grupo de Engenharia Biomecânica da UFMG, que promove a recuperação da força e mobilidade da língua. O T-station funciona como um joystick para o controle de jogos digitais. Ela também falará aos participantes sobre os resultados obtidos da aplicação do aparelho nas terapias, além de aplicativos e recursos terapêuticos no tratamento da disfonia infantil e para o desenvolvimento da linguagem.

Nesta quinta-feira, estão previstas, também, palestras sobre a atuação fonoaudiológica em indivíduos com múltiplas deficiências; reabilitação auditiva e a atuação do fonoaudiólogo no pré e pós-operatório de microcirurgias da laringe.

No dia 20 de maio, sexta-feira, o 2º Congresso de Fonoaudiologia recebe o neurocientista francês, Fabrice Giraudet e a fonoaudióloga argentina, Silvana Veinberg. Eles são convidados para discutir as inovações na área de audiologia e na alfabetização de surdos, respectivamente.

Em sua palestra, que será realizada às 8h, Giraudet, que é professor da Université d’Auvergne da França, apresentará resultados de estudos para a melhoria da avaliação auditiva, através dá prática from bench to bed side. O professor desenvolve pesquisas que investigam transtornos intracocleares e a neuropatia auditiva, desenvolvendo ferramentas de tratamento não invasivas para pacientes. Veinberg, por sua vez, abordará a experiência argentina na utilização de videolivros para a alfabetização de pessoas com deficiência auditiva. Ela é diretora executiva da associação Canales creciendo enSeñas, que desenvolve um trabalho com crianças surdas.

Para o dia, estão previstas, ainda, palestras sobre a Fononoaudiologia e a saúde da família; Efeitos do ruído urbano à saúde da população e a Dislexia no Brasil. Os debates serão promovidos por especialistas em diversas áreas da Fonoaudiologia.

    Contador de visitas: 398 visualizações

    Veja também: