Especialistas de diversas áreas se reúnem para apresentar o que há de mais moderno no âmbito da atividade fonoaudiológica

Foto: Bruna Carvalho

Foto: Bruna Carvalho

Entre os dias 19 e 21 de maio será realizado o 2o Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento, com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Profissional”, reunirá especialistas em diversos domínios da Fonoaudiologia que apresentarão as últimas novidades em suas áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas através do site do Congresso, ou durante o evento, com diferentes valores para estudantes e profissionais.

Segundo a professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade, Patrícia Mancini, o objetivo do evento é promover a atualização científica e profissional em Fonoaudiologia, discutindo as tecnologias que auxiliam no diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação e o avanço da produção do conhecimento científico. “Foram selecionadas pessoas de referência nas áreas de motricidade orofacial, voz, audição e equilíbrio, saúde coletiva e linguagem, inclusive de fora do país, para abordar as inovações da maneira mais ampla possível”, conta ela.

A programação do Congresso inclui palestras e debates multidisciplinares, além de oficinas de capacitação voltadas para as atualidades tecnológicas em Fonoaudiologia.

Inovação e tecnologia na atuação profissional

Segundo Mancini, o tema da edição deste ano foi decidido pensando no rápido avanço tecnológico da área. “Antes não se via tanta novidade voltada para a atuação do fonoaudiólogo. Mas, de um tempo pra cá, a ciência tem ajudado no desenvolvimento de novas tecnologias. Assim, o Congresso é uma forma de divulgar o trabalho de pesquisadores que são referência em todo o país e apresentar o que há de mais moderno”, explica.

Logotipo-VerticalA professora Izabel Miranda, também do Departamento, acrescenta que a ideia é promover a atualização científica e profissional, abordando a aplicação dessas novas tecnologias para avaliação e reabilitação nas diversas áreas de atuação. “Teremos palestrantes interdisciplinares que apresentarão suas experiências com jogos, aplicativos e recursos terapêuticos inovadores utilizados na avaliação e na terapia fonoaudiológica”, diz. Ela conta, ainda, que a expectativa é que o evento seja cenário de produção de conhecimento e construção de parcerias interinstitucionais no contexto da Fonoaudiologia. “Esperamos atrair um público de mais de 500 pessoas, incluindo estudantes e profissionais das áreas de saúde e educação, de diferentes localidades, motivados por uma temática atual e interdisciplinar”, afirma.

Para conferir a programação na íntegra e realizar sua inscrição, acesse a página do congresso.

    Contador de visitas: 917 visualizações

    Veja também: