Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Segundo calendário de datas comemorativas do Ministério da Saúde, 21 de março é o Dia Mundial da Infância. Algumas fontes afirmam que é em novembro.

Proteger as crianças envolve prevenir doenças e cuidar para que elas cresçam saudáveis. Foto: Unicef_Brasil

Controvérias à parte, o Saúde com Ciência vai aproveitar e reexibir uma série,  de 22 a 26 de março, que chama a atenção de pais e responsáveis pelos “miúdos” sobre alguns cuidados básicos e primordiais para o crescimento saudável e feliz.

Hoje em dia existe até propaganda alertando para questões como a violência contra a criança e a pedofilia, há também os hospitais “amigos da criança”, mas certos comportamentos diários, de dentro de casa, ainda precisam ser fortalecidos.

É bom lembrar que brincar é um santo ‘remédio preventivo’. A atividade física e as regras, só para citar algumas, são mais importantes do que pode parecer para o crescimento saudável.

Mas o programa abordará prevenção de doenças, vacinação, teste do pezinho, diabetes e violência contra a criança. Também tratará de temas tais como alimentação, higiene, educação, afeto e atenção: qualidade de vida.

O Saúde com Ciência é produzido pela Faculdade de Medicina da UFMG, com apoio da Casu e  do CNPq, em parceria com o Hospital das Clínicas e da Escola de Enfermagem. Ele é veiculado na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) e em rede de rádios conveniadas.

Participe. Envie suas sugestões pelo email para saude.com.ciencia@ufmg.br.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira (22/03/2010)
Prevenção de doenças infantis

Entrevistado: Dra. Gláucia Manzan Queiroz de Andrade, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e infectologista do Hospital das Clínicas da UFMG.

Terça-feira (23/03/2010)
Vacinação

Entrevistado: Dr. Nelson Lobo Martins, professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quarta-feira  (24/03/2010)
Teste do pezinho

Entrevistado: Dr. José Nelio Januario, coordenador do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quinta-feira (25/03/2010)
Dabetes

Entrevistado: Dra. Juni Carvalho Castro, professora do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.

Sexta-feira (26/03/2010)
Violência contra crianças
Entrevistado: Dr. Antônio Benedito Lombardi, professor do Departamento de Pediatria da UFMG.

    Contador de visitas: 279 visualizações

    Veja também: