Notícias Externas

105 anos: por Francisco Penna


Publicado em: ExternasInstitucionais - 2 de março de 2016

No próximo dia 5 de março, a Faculdade de Medicina da UFMG comemora 105 anos de existência. Todos os alunos, professores, técnico-administrativos e colaboradores fazem parte dessa história. Por isso, alguns representantes desses setores foram convidados a dar depoimentos e contar um pouco sobre suas experiências na Faculdade e as perspectivas para o futuro.

O diretor Francisco Penna (2006-2010 e 2010-2014) comentou um pouco da sua atuação na Instituição, com participação em diversos setores da Faculdade. Com 45 anos de dedicação à Medicina da UFMG, Penna recebeu o título de Professor Emérito da Universidade em 2015 e atualmente é vice-diretor do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad).

IMG_5809

O professor Francisco Penna foi diretor da Faculdade nas gestões 2006-2010 e 2010-2014.

 “Ao longo destes 105 anos, a gestão da Faculdade de Medicina da UFMG tem sido uma sucessão de grandes feitos e representa toda uma construção coletiva entre corpo docente, técnicos administrativos e estudantes para manutenção e aprimoramento de nosso padrão de qualidade. Para mim, foi uma grande realização pessoal ter dirigido a instituição por dois mandatos (2006-2010 e 2010-2014), em companhia do professor Tarcizo Nunes, e hoje, como vice-diretor do Nupad, presenciar a celebração de tal data.

 Durante esses oito anos de gestão, a Diretoria da Faculdade de Medicina teve a oportunidade de realizar diferentes ações para seu crescimento. Entre elas estão as reformas estruturais no prédio, incluindo fachadas, departamentos, Salão Nobre e Centros de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e o Centro de Memória; a instalação de novos laboratórios de pesquisas; a criação de nova cantina e do ‘Espaço de Convivência’, como nova área de confraternização; a criação do curso superior de Tecnologia em Radiologia e de cursos de pós-graduação; dentre outras.

Nesse período, também houve uma significativa ampliação da Assessoria de Comunicação Social da Faculdade (ACS), com a criação de boletins, da TV Medicina e do programa de rádio Saúde com Ciência, além da inserção semanal da coluna ‘Meu problema é’ em mídias impressas, com a participação de especialistas da Faculdade. Ainda durante nosso mandato foi criado o Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina, em 2008, e comemorado o centenário da instituição, em 2011, quando foram realizadas diversas festividades. Essas foram algumas das realizações de nossa administração que representam um saldo positivo para todos os envolvidos.

 Desejo, para os próximos anos, uma trajetória profícua para essa grande instituição: a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.”

Selo comemorativo

SELO_105_FACULDADE_MEDICINA1Para marcar os 105 anos da Faculdade de Medicina da UFMG, um selo comemorativo foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Instituição para ser utilizado em suas peças gráficas de eventos. O manual de aplicação está disponível através do site ACS da Faculdade (CLIQUE AQUI). Os interessados também podem baixar a imagem como fundo de tela para o computador.

    Contador de visitas: 1.280 visualizações Tópicos:

    Veja também: